Agenda | Da redação/com Diário Corumbaense | 03/04/2014 11h49

Exposição da obra de Lasar Segall acontece a partir de quarta-feira

Compartilhe:

Corumbá (MS) - O ArteSesc leva a Corumbá a exposição “A Gravura de Lasar Segal – Poesia da Linha e do Corte”. A vernissage será no dia 09 de abril às 20 horas e a exposição seguirá aberta para visitação até o dia 30 de junho no Sesc Corumbá (Centro de Convenções), que fica na rua Domingos Sahib, 570, no Porto Geral.

A proposta do Sesc ao promover exposições com grandes nomes do cenário artístico é contribuir com a formação do olhar crítico e a criatividade, resgatando valores artísticos regionais e nacionais, divulgando a produção artística do país, e facilitando o conhecimento sobre os movimentos artísticos brasileiros.           

A exposição da obra de Lasar Segall traz trabalhos reimpressos a partir de matrizes originais do Museu Lasar Segall, localizado em São Paulo. Quem agendar uma visita ganhará uma oficina sobre a obra.

Sobre a técnica

Gravura é o nome dado a uma técnica manual de impressão. A madeira, a pedra, o linóleo e o metal são utilizados como matrizes. O artista grava imagens na matriz fazendo cortes ou sulcos, com ferramentas cortantes, tais como as goivas e os buris. Sobre a matriz, o artista passa tinta e depois imprime a imagem em um papel, que sai invertida. Pode-se tirar várias cópias iguais, obtendo assim uma tiragem. A característica mais importante da gravura é a de não ser uma obra única, pois pode ter múltiplas cópias.

O artista

Segall acreditava que a gravura deveria reproduzir formas chapadas, com muitos contrastes entre o preto e o branco. Ao tirar cópias de suas matrizes de madeira, carregava nas tintas, cobrindo totalmente as partes altas da placa. O resultado deveria mostrar o essencial, como um folheto de cordel. As gravuras com o tema da emigração enfocam a viagem de navio e a chegada à nova terra. Nestas gravuras em metal, Segall utiliza-se de linhas mais suaves e sinuosas para retratar o mar, as gaivotas e as curvas do navio. As informações são da Assessoria de Comunicação do Sesc/MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS