Agenda | Com Prefeitura de Corumbá | 01/10/2019 08h14

Praça Palestina reforça amizade entre corumbaenses e imigrantes

Compartilhe:

Localizada na avenida General Rondon, um dos principais cartões postais de Corumbá, a Praça da Palestina reforça a amizade e a parceria do povo corumbaense com uma das maiores comunidades imigrantes do município: os palestinos. A alegria e animação característica da cultura árabe marcaram a solenidade de inauguração realizada na noite do dia 14 de setembro.

“Temos o dever e a obrigação de tratamos bem o povo palestino. Primeiro pela amizade, segundo que são pessoas que geram renda e emprego para nosso município. É uma comunidade que não mede esforços para estar sempre ajudando nosso município. Nós é que temos que gradecer vocês por estarem aqui em nossa região”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“Meu pai era filho de sírios. Meu avô chegou aqui em 1914 de acabou se casando com uma filha de sírios que já estava aqui em Corumbá. E quando éramos criança aqui na cidade, a maioria dos nossos amigos eram imigrantes palestinos. Acompanhamos de perto todo trabalho e dedicação dessa comunidade com seu povo e com a nossa cidade”, complementou o chefe do Executivo municipal.

Representando a comunidade palestina, Omar Fares reforçou que o local será um ponto de encontro e de serviço social. “Nós prometemos que vamos cuidar dessa praça com muito amor e carinho e vamos fazer dessa a praça mais bonita da cidade, podem acreditar. Aqui serão realizadas campanhas beneficentes em prol da comunidade árabe-corumbaense”, afirmou.

“Eu quero, em nome de todo povo palestino, tanto em Corumbá quanto no Brasil em geral agradecer o excelentíssimo senhor prefeito Marcelo Iunes, o excelentíssimo presidente da Câmara, Roberto Façanha e todos os vereadores por aprovarem o nome desse local, e dizer que nós vamos ter uma praça na palestina cujo nome será praça de Corumbá”, complementou Omar, que recentemente visitou a Palestina.

Presidente da Sociedade-Árabe-Palestina Brasileira, Munther Safa ressaltou a importância histórica do ato, que fez paret das comemorações pelo aniversário de Corumbá. “É um momento histórico para comunidade palestina aqui em Corumbá. O que nós temos para falar é que sempre lutamos e trabalhamos muito nessa cidade, que nós amamos muito. Acreditamos muito onde vivemos e moramos, mas a Palestina mora dentro do nosso coração. Tanto pais, avos filhos e netos”.

Soraia Misleh, coordenadora da Frente em Defesa do Povo Palestino de São Paulo, agradeceu “em nome da delegação que está aqui sendo generosamente recebida por uma cidade linda e por essa comunidade maravilhosa”. Além dela, participaram do evento Kahaled Nasser, presidente da Sociedade Árabe-Palestino de Brasília, e de Ahmed Shehada, presidente do Instituto Brasil-Palestino de São Paulo.

“Quero saldar essa iniciativa. Quando a gente consegue levar o nome da nossa Palestina é sempre muito importante. Quando a gente consegue dar visibilidade para causa Palestina é sempre muito importante. Por isso quero saudar a iniciativa do prefeito e do presidente da Câmara e saudar o esforço da comunidade palestina aqui na cidade. Os palestinos historicamente onde estão, vão para ajudar a construir e desenvolver a cidade”, reforçou Soaria.

Também presente na solenidade, o presidente da Câmara, Roberto Façanha, lembrou que projeto foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo. “O prefeito mandou o projeto para Câmara e nós votamos por unanimidade para que esse nome fosse dado, porque nós reconhecemos que vocês são a maior comunidade palestina do Mato Grosso do Sul. Pessoas que convivem com todos, somos realmente irmãos. É justa essa homenagem, parabéns a vocês e a todos que contribuíram para que esse sonho de vocês se tornasse realidade”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS