Arquitetura | Da redação | 28/11/2018 10h59

Acadêmicos de Design e Arquitetura realizam exposição sobre o impressionismo

Compartilhe:

Para deixar o bloco C da Universidade Católica Dom Bosco mais interessante, os acadêmicos do 2º semestre de Design e Arquitetura se uniram para realizar a primeira exposição Arte Arq Design, coordenada pelo professor Roberto Figueiredo. A mostra de arte foi uma atividade compartilhada da disciplina “Estética e História da Arte”, na qual os acadêmicos estudam a trajetória de artes arquitetônicas e plásticas desde as eras antigas, passando pelos maias, incas, romanos, gregos e egípcios.

Neste semestre os acadêmicos chegaram a época do Impressionismo, movimento artístico que surgiu no final do século XIX e durou até a Semana da Arte Moderna em 1922, cuja principal característica era os efeitos óticos criados pelas pinceladas e as cores que davam um efeito de luz. Os artistas impressionistas dedicavam-se a retratar a natureza e os movimentos de luz que ocorriam ao decorrer do dia, então era comum vê-los fora do ateliê pintando suas obras ao ar livre, quebrando o antigo costume do Realismo.

Os acadêmicos nesta primeira exposição tentaram reproduzir a ilusão de ótica que as obras provocavam de uma forma diferente da dos grandes artistas da época, como Monet, Tarsila de Amaral, Manet, Van Gogh, Renoir, Picasso, entre outros. Montando colunas, eles colaram pirâmides pintadas com as obras destes artistas uma ao lado da outra, de forma que ao vê-las da a ilusão de grande profundidade e a impressão de estar dentro de uma galeria de arte.

"Com essa exposição, chegamos a uma situação interessante: todos os blocos da UCDB estão com intervenções culturais. No bloco A, temos os grandes paineis pintados por acadêmicos, com o projeto Pintando a UCDB; no bloco B, temos uma nova asa e o local receberá a exposição dos 35 anos do grupo Senta que o Leão é Manso; no C, o Arq Design e, no gramado do estacionamento do bloco A, a Árvore da não-vida e os bancos", enumeou Roberto Figueiredo, que também é coordenador da Àrea de Cultura de Arte da UCDB.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS