Arquitetura | O Estado MS | 16/12/2015 13h17

Arquitetas da Capital compartilham técnicas utilizadas na Mostra Morar Mais

Compartilhe:

O que tem em comum uma janela abandonada, um pneu, um violão, rolhas e alguns canos de PVC? A resposta é que todos podem ser utilizados como matéria prima para elementos de decoração.

Quem duvida tem até o dia 20 de dezembro para conferir de perto os objetos customizados pelos arquitetos e decoradores da Mostra Morar Mais Por menos, que estão em liquidação, ou se animar e tentar reproduzí-los em casa. Com muita criatividade e algum talento manual, é possível, não apenas dar novos usos para materiais que antes iriam para o lixo, mas também ter em sua casa artigos exclusivos.

A arquiteta Jane Camy Mandetta, responsável pelo Closet das Janelas, partilha desta opinião. Seu ambiente leva este nome porque para compô-lo ela resgatou e deu novo uso para um punhado de janelas abandonadas que estavam em uma antiga propriedade. Neste mesmo conceito, ela incorporou um berrante ao seu ambiente, que foi transformado em luminária por seu marido, dono da Meu hobby Marcenaria e que compartilha com a esposa o gosto pela customização.

Outra ideia simples e diferente é o degradê na parede do espaço Termoplan, idealizado e executado pelas arquitetas Silvia Cristina Braz Pinto e Karla Estrela. “Por ser uma loja que vende ar condicionado, queríamos remeter à brisa, frescor. Conseguimos isto fazendo um degradê com 5 tons de azul na parede.”, revela.

ara quem quiser o mesmo efeito, Silvia dá a dica “Comece de baixo para cima pintando faixas retas com pistola de tinta ou spray. Tome cuidado para separar as faixas com uma fita adesiva larga. Depois é só suavizar as linhas entre uma cor e outra para dar o efeito degradê”, sugere.

Outro ambiente onde a customização e a sustentabilidade pontuaram todo o trabalho foi na Adega, de Andréa Gomes e Fernanda Paes. Além de uma parede toda feita de retalhos de espelho, as arquitetas cortaram e colaram 9 mil discos de cortiça em outra “Se a pessoa não for amante de vinhos pode utilizar tampinhas de garrafa” sugere Andréa, que conta que ela e Fernanda priorizaram o “faça você mesmo” no ambiente para mostrar às pessoas que elas podem decorar a casa com trabalhos manuais e materiais reutilizáveis e de baixo custo.

Seja qual for seu nível de habilidade manual, a ideia aqui é manter a imaginação fluindo e deixar o ambiente com a sua cara “O trabalho manual aguça a criatividade” diverte-se Andrea.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS