Arquitetura | Jeozadaque | 11/08/2009 11h40

Pontos históricos no Porto Geral em Corumbá recebem obras

Compartilhe:

Tombados pelo Patrimônio Histórico Federal,  a “Travessa Mercúrio” e do “Beco da Candelária” passam por obras de urbanização dentro do Programa Monumenta. Esta é a sequência do projeto de revitalização do Porto Geral de Corumbá.

 

Seguindo um cronograma estabelecido junto ao  Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), além da urbanização e paisagismo, no Beco da Candelária será construído um mirante, às margens do Rio Paraguai. E, além de piso, também será recuperada a escadaria existente no local, que dá acesso à parte alta.

 

A recuperação dos dois pontos históricos da Cidade Branca custará R$ 524.836,48, uma parceria entre a Prefeitura e Governo Federal, com objetivo de estimular a conservação dos imóveis, e conseqüentemente dos sítios históricos, para que a população tradicional permaneça em área protegida, preservando as suas atividades locais. 

 

Na cidade, já receberam obras de recuperação o antigo prédio da Portobras e o Centro de Convenções está em sua terceira etapa de obras, quando serão construídos um estacionamento e mais um auditório. 

 

Junto ao Ministério do Turismo, também virão mais R$ 511.555,85 para restauração do antigo Hotel Galileu, um dos mais expressivos exemplares arquitetônicos da região. O histórico prédio  recebeu uma reforma emergencial para impedir desabamentos que poderiam comprometer sua estrutura. Agora o novo projeto vai recuperar o piso, forro, portas, paredes e instalações hidráulicas e elétricas. O local será transformado em um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). 

 

Construído em 1907, pelo arquiteto italiano Fernando Mármore, em estilo eclético, variando entre o neoclássico ao art-noveau, o imóvel embeleza o conjunto arquitetônico localizado na Avenida General Rondon, com vista privilegiada para o rio Paraguai e o Pantanal.

 

Aniversário - Também no município, começaram as inscrições para o “Salão de Artes do Aniversário de Corumbá”. O salão acontecerá na galeria da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, na Praça da República. A mostra tem a finalidade de estimular, documentar e difundir as manifestações de artes visuais dos artistas residentes em Corumbá e dos artistas corumbaenses que hoje moram em outras cidades.

 

Por Rosália Silva

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS