Arraial | Com Prefeitura de Dourados | 08/07/2019 17h17

1ª Festa do Avati é realizada em Dourados na Reserva Indígena

Compartilhe:

Foi realizada na Reserva Indígena de Dourados, a 1ª Festa do Avati (milho em Guarani) juntamente com adolescentes e jovens participantes do Projeto “Arandu Ambue”. O evento aconteceu no dia 03 de julho e foi organizado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Indígena e os técnicos do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que atuam no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto MSE – LA (Liberdade Assistida) e MSE – PSC (Prestação de Serviço à Comunidade) elaboraram as atividades da festa.

Estas equipes são responsáveis pela execução do Projeto Arandu Ambue que acontece todas as quartas-feiras, das 08h às 10h e das 14h às 16h.

As ações são voltadas para a superação da defasagem escolar dos adolescentes e jovens da comunidade indígena em geral e promove a reinserção social dos menores inseridos nas Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – MSE.

A secretária de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar, participou da ação e enfatizou a importância do trabalho educacional com os jovens. Ela ressaltou ainda que ações de capacitação profissional e de lazer seguirão acontecendo para a comunidade.

Durante o evento foram sorteados aos participantes brindes e presentes doados por técnicos do Creas e do Cras e simpatizantes das tradições indígenas.

Para o segundo semestre do ano, o Projeto Arandu Ambue oferecerá aos menores cursos de Mecânica de Moto, Mecânica de Carro e de Manicure e Pedicure, todos presenciais. Os cursos serão ministrados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e contaram com aporte financeiro do Itaú Social, que servirá para entre outros, financiar a aquisição de materiais permanentes e de consumo das ações.

Estiveram presentes também no evento, Keli Cristina Pretti Barbosa de Mattos, diretora da Proteção Social Básica – PSB, Shirley Flores Zarpelon, responsável pelo setor de Educação Permanente da Semas, Bárbara Nicodemos, coordenadora do Cras Indígena e os líderes indígenas Nhanderu Getúlio e da Nhandesy Alda.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS