Arraial | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 21/06/2012 13h15

Corumbá abre programação de São João nesta quinta-feira

Compartilhe:

A programação oficial do Arraial do Banho de São João foi divulgada nesta quarta-feira, 20 de junho pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. As atividades começam na quinta-feira, dia 21, com a abertura da exposição de telas "São João do Pantanal", às 19h30, no Museu da História do Pantanal (MUHPAN). Os trabalhos são de artistas locais.

Na sexta-feira, 22, a festa começa às 20 horas, na ferradura do Porto Geral, com apresentações de quadrilhas juninas. Na parte musical, Osmar Camilo e Grupo Renascer iniciam os shows, que seguem com Amigos do Chamamé.

No dia 23, véspera do dia dedicado ao santo, a programação é mais intensa, começando às 19 horas, com a largada simbólica do 1º Enduro do Pantanal. Às 20 horas, inicia-se a concentração para a descida o andor oficial da cidade, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque. Às 22 horas, na ferradura do Porto Geral, haverá a seresta especial de São João que animará a população que aguarda as descidas dos andores que se intensificam por volta das 23 horas na ladeira Cunha e Cruz. No dia 24, domingo, o projeto Pôr do Som começa às 17 horas, no Teatro de Arena do Porto Geral com atrações musicais em clima junino.

Segundo o superintendente de Turismo de Corumbá, Sandro Assef, apesar dos contratempos que impediram o formato como a população se acostumou nos últimos anos, o evento acontecerá com grande entusiasmo e fé, que são marcas do São João na cidade pantaneira.

"A festa junina oficial de Corumbá tem dois eixos: o arraial (barracas, decoração, shows musicais) e o banho. Diante da dificuldade que tivemos de cumprimento de prazo para fazer a licitação por conta da operação (Decoada), priorizamos o banho. Então, todos os elementos que compõem o Banho de São João foram preservados: o cururu, o siriri, a elevação do mastro, a descida dos andores, a decoração da ladeira, a queima de fogos, bem como a contribuição para os festeiros como uma forma de salvaguarda do patrimônio. O que reduziu em si foi o arraial, o banho foi preservado", destacou ao lembrar que a festa é popular local, tirando dessas características sua maior força e singularidade.

"Vamos ter somente atrações locais, vamos trabalhar com as ferramentas que nós temos, mas o espírito da equipe em trabalhar, da população em descer para o Porto Geral vai ser o mesmo. A fé tão popular em São João está acima de qualquer coisa. Se cada um fizer o arraial na sua rua, acredito que Corumbá vai chegar ao número recorde de cidade com maior número de arraiás do Brasil. E que todos desçam no dia 23 quando vamos fazer uma bela festa, sendo um arraial da tradição e do diferencial. Se nosso diferencial é o banho, ele foi preservado", frisou mais uma vez ao deixar revelar algumas novidades na decoração da ladeira Cunha e Cruz.

"A decoração vai ser uma mescla de elementos que já temos com algo que estamos preparando novamente. Por exemplo, a ladeira sempre vem com bandeirolas muito coloridas, porém este ano, ela virá com bandeiras num dégradé de vermelho para branco, que são as cores do santo, adornado com balões, um portal composto pela viola-de-cocho, a tradicional fogueira ecológica (cenográfica) será mantida", contou.

"O corumbaense sabedor da riqueza cultural da qual ele faz parte, vai descer a ladeira, vai prestigiar. O grande elemento da festa é o povo e o São João, acima de tudo", finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS