Arraial | Da redação | 30/05/2018 07h50

Inscrições para o XI Arraiá Universitário terminam hoje

Compartilhe:

Seguem abertas até o dia 30 de maio as inscrições de quadrilhas para a décima primeira edição do Arraiá Universitário da UFGD. Este ano, a festa acontece nos dias 8 e 9 de junho em frente ao prédio da Reitoria (rua João Rosa Góes, 1761 - Unidade 1).

O Arraiá Universitário da UFGD é um projeto de extensão realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), com objetivo principal de integrar a comunidade interna e externa, preservando a tradição das festas juninas com barracas de comidas e bebidas típicas e quadrilhas. Além disso, estão marcados shows musicais para o público presente e haverá premiação de melhor barraca e melhor quadrilha, como forma de incentivo à participação e integração de acadêmicos e servidores.

Concurso de quadrilhas
Em todo Arraiá, a UFGD promove o concurso de quadrilhas como forma de estimular e valorizar a cultura popular. Só poderão participar as quadrilhas formadas de, pelo menos, 50% de acadêmicos, técnico-administrativos e professores da comunidade universitária da UFGD. E deverão ser constituídas de, no mínimo, oito pares. Ela deverá ter marcador(a); noiva; noivo e convidados.

Serão julgados os seguintes quesitos e especificidades: I. Quadrilha: Coreografia, harmonia, animação, originalidade e figurino. II. Marcador: Liderança, animação e figurino. III. Noiva: Interpretação, animação, simpatia e figurino. IV. Noivo: Interpretação, animação, simpatia e figurino.

As quadrilhas que atingirem as maiores somas de pontos serão declaradas vencedoras e receberão troféus conforme sua classificação.

O regulamento para o concurso de quadrilhas está disponível no link: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROEX/Regulamento%20concurso%20de%20quadrilhas.pdf.

Concurso de Barracas
As inscrições já foram encerradas, mas o regulamento para o concurso, para quem quiser conferir, continua disponível no link: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROEX/Regulamento%20Concurso%20de%20barracas.pdf.

Nas barracas, poderão ser comercializados maçã do amor e bolos; arroz carreteiro; kafta e churrasco grego; espetinho; tapioca/crepe; pastel e batata frita; pão de queijo, sopa paraguaia e chipa; derivados do milho; cadeia/correio; bobó de galinha; bebidas quentes e batidas; doces diversos; cachorro quente e mini pizza; galinhada; pucheiro; salgados; caldos e lanches.

A comissão organizadora vai analisar os quesitos: animação; ornamentação; atendimento e melhor prato. O 1º lugar levará um troféu mais a premiação de R$ 300,00.

Tradição
As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia, e no caso de Dourados, incluem-se costumes de colônias paraguaias, refletidos principalmente nos pratos servidos.

É exatamente por isso que além das opções de barraquinhas de comidas típicas como a pamonha, curaus, bolos de milhos, a UFGD também oferece a opção de sopa paraguaia, chipa e pucheiro.

As danças se fazem presentes inclusive com o uso de instrumentos musicais como a viola caipira, sanfonas, tambores, entre outros. Bebidas quentes e frias, como o quentão, batidinhas com a cachaça brasileira também refletem milênios de tradições diversas que se imbricaram.

O tradicional Arraiá Universitário da UFGD tem crescido a cada ano, tornando-se referência e fazendo parte do circuito de festas no calendário de Dourados, reunindo estudantes, servidores e a comunidade externa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS