Arraial | Da redação | 30/06/2017 09h23

Mais de 50 mil pessoas passaram pelo Arraial do Banho de São João

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Corumbá divulgou balanço parcial do Arraial do Banho de São João. De acordo com os dados, cerca de 51 mil pessoas passaram pelos quatro dias de evento, movimentando em torno de R$ 430 mil no perímetro da festa, através do comércio de barracas, food trucks e pontos fixos de comércio, com vendas de alimentos, bebidas e produtos diversos. As informações foram repassadas na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e pelo diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário Cambará.

“Superou as nossas expectativas. Do ponto de vista da alegria, da agregação, foi muito bom. A gente recebeu manifestação de várias pessoas que disseram que gostaram da festa. Pessoas que tiveram a oportunidade de nos visitar também elogiaram bastante a estrutura do evento e a alegria do povo de Corumbá”, afirmou o prefeito de Corumbá.

Para Ruiter, além de ressaltar a cultura e tradição histórica de um povo, a festa junina tem função importante neste momento de desaquecimento da economia brasileira. “É um evento que pela sua peculiaridade pode agregar muito à diversificação do turismo da nossa região. É um agregador de geração de oportunidades, renda e negócios, de atividades e empregos”, afirmou. De acordo com ele, o turismo de eventos tem sido uma oportunidade de melhorar a economia da região.

O prefeito destacou a vinda dos técnicos do Ministério do Turismo que participaram da festa e analisaram de perto todo o evento. Conforme ele, esses profissionais ficaram impressionados com o Arraial. “Isso nos deixa muito satisfeitos e alegres na expectativa do reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional. Seguramente, se for reconhecido como tal, a gente já idealiza o São João seguinte com maior envergadura porque vamos contar com apoio maior do Governo, não só na questão da visibilidade, mas também com aporte de recursos. Quando você tem um parceiro forte como o Governo Federal, a gente já projeta a perspectiva da iniciativa privada para participar também desse evento”, disse o prefeito, destacando também a parceria com o Governo do Estado neste São João.

Luiz Mário Cambará esclareceu que as informações financeiras sobre o evento ainda serão complementadas posteriormente. No entanto, dados preliminares apontam que aproximadamente 286 pessoas foram beneficiadas diretamente com o comércio no perímetro da festa. A média foi de 3,18 pessoas trabalhando por empreendimento. Dos entrevistados, 68,7% disseram que as vendas superaram as expectativas, enquanto 62,5% afirmaram que o fluxo de vendas foi maior que em 2016. E todos eles asseguraram que pretendem trabalhar no Arraial do Banho de São João do próximo ano.

Fora do perímetro da festa, pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural demonstra que no comércio formal, em hotéis e restaurantes, houve aumento em 3% no faturamento dos estabelecimentos, se comparado com o ano passado. Dos empresários entrevistados, 65% afirmaram que a festa afetou positivamente a empresa.

A organização do evento estimou que cerca de 8 mil pessoas participaram da festa no dia 22 de junho. No segundo dia, quando aconteceu a tradicional descida dos andores, passaram pelo evento aproximadamente 14 mil pessoas. O maior público foi no sábado, 24 de junho, quando a média de 17 mil moradores de Corumbá, Ladário e turistas frequentaram o perímetro do Arraial. O último dia reuniu 12 mil pessoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS