Arraial | Da redação | 24/05/2016 14h23

São João: cadastramento de festeiros em Corumbá vai até dia 06 de junho

Compartilhe:

A partir desta terça-feira, 24 de maio, a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, abre período de cadastramento ou recadastramento para os festeiros de São João do município.

Conforme edital, publicado na edição do Diário Oficial de Corumbá do último dia 20 de maio, os festeiros interessados em compor o banco de dados da Fundação de Cultura tem até o dia 06 de junho para irem até à Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), entre os horários de 8 h às 11 h e das 14h às 17h.

O cadastramento é um processo com o qual a Prefeitura identifica e reconhece o festejo em questão para uma possível certificação como “Agente Municipal de Cultura”. O título possibilita que os festeiros recebam apoio cultural em forma de benefício financeiro. Geralmente, o recurso entregue ao devoto realizador da festa serve para incrementar os andores que, durante o ponto alto das festividades, são levados para o rio Paraguai onde a imagem de São João é banhada, reproduzindo a passagem bíblica do Batismo.

Para o cadastramento é necessário apresentar a seguinte documentação: cópia do RG; cópia do CPF; comprovante de residência; e breve relato do festejo que realiza contendo o máximo de informações possíveis, por exemplo: o motivo de realização, se está atrelado à devoção e qual a religião, se segue uma tradição familiar, se o festejo abrange uma comunidade, o número de famílias atingidas, qual é o valor investido, e se há documentos (fotos, filmagens, parte de trabalhos acadêmicos de pesquisa) que comprovem a realização dos festejos em anos anteriores.

Para o recadastramento, também é pedida a cópia do Certificado de Agente Municipal de Cultura, expedido no ano de 2014 ou 2015, ou declaração expedida pela Fundação de Cultura de Corumbá, informando que realiza o festejo.

Entre os dias 06 e 10 de junho, está prevista a verificação da documentação apresentada para o cadastro. Ao final dessa etapa, será divulgada uma lista com os nomes dos festeiros considerados aptos à certificação, cuja entrega deve acontecer até o dia 16 do mesmo mês.

O Arraial do Banho de São João está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá e acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho, no Porto Geral, com shows musicais, barracas com comidas, bebidas e doces típicos, além de apresentações culturais, concursos de andores e quadrilhas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS