Arraial | Da redação | 21/05/2017 18h41

UFGD promove 10º Arraiá Universitário no início de junho

Compartilhe:

O mês de junho está chegando e com ele as expectativas das deliciosas festas caipiras e comidinhas a base de milho e amendoim. E como já é tradicional na cidade, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) convida toda a comunidade douradense para se divertir no X Arraiá Universitário.

A festança está marcada para os dias 02 e 03 de junho, a partir das 18h, em frente ao prédio da Reitoria (Rua João Rosa Góes, 1761).

O Arraiá Universitário da UFGD é um Projeto de Extensão realizado anualmente com objetivo principal de integrar a comunidade interna e externa da Universidade, preservando o máximo possível toda a tradição das festas juninas.

Em um ambiente de lazer e descontração, o evento tem contribuído para a disseminação cultural por meio de barracas de comidas e bebidas típicas, apresentações de danças e musicais.

Barraquinhas
Os interessados em participar com barracas de comidas e bebidas têm entre os dias 08 e 17 de maio para fazer a inscrição, no valor de R$ 150,00. Podem se inscrever cursos de graduação e pós-graduação da UFGD, representados ou não pelo Centro Acadêmico, ou os grupos de projetos de extensão.

Há opções de barracas de doces, bolos, espetinho, tapioca, galinhada, derivados de amendoim, cachorro-quente, caldos, arroz carreteiro, pastel dentre outros. O regulamento completo pode ser acessado em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROEX/Regulamento%20barracas%20X%20Arrai%C3%A1.pdf.

Quadrilha
Já o prazo para quem quiser participar do concurso de quadrilhas é de 22 a 26 de maio e a inscrição é gratuita. É obrigatório que o grupo seja composto por marcador(a); noivos e convidados. A quadrilha deverá ser composta por, pelo menos, 50% de acadêmicos, técnico-administrativos ou professores da comunidade universitária.

O edital do concurso e a ficha de inscrição encontram-se no link http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROEX/REGULAMENTO%20DO%20X%20CONCURSO%20DE%20QUADRILHA%202017.pdf.

Mais informações: https://www.ufgd.edu.br/pro-reitoria/proex/arraia-uniaversitario.

Tradição
As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia, e no caso de Dourados, incluem-se costumes de colônias japonesas e paraguaias, refletidos principalmente nos pratos servidos.

É exatamente por isso que além das opções de barraquinhas de comidas típicas como a pamonha, curaus, bolos de milhos, a UFGD também oferece a opção de sopa paraguaia, chipa, pucheiro, yakisoba e sobás.

As danças se fazem presentes inclusive com o uso de instrumentos musicais como a viola caipira, sanfonas, tambores, entre outros. Bebidas quentes e frias, como o quentão, batidinhas com a cachaça brasileira, cervejas, refrigerantes e sucos também refletem milênios de tradições diversas que se imbricaram.

O tradicional Arraiá Universitário da UFGD tem crescido a cada ano, tornando-se referência e fazendo parte do circuito de festas no calendário de Dourados, reunindo estudantes, servidores e a comunidade externa. Na última festa, o público chegou a atingir cerca de 2.000 pessoas circulando pelo local, por dia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS