Arraial | Da redação | 06/06/2018 10h11

XI Arraiá da UFGD acontece nesta sexta-feira e sábado

Compartilhe:

A décima primeira edição do Arraiá Universitário da UFGD vai acontecer neste final de semana, dias 8 e 9 de junho, com shows musicais e concurso de barracas e de quadrilhas.

O Arraiá Universitário da UFGD é um projeto de extensão realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), com objetivo principal de integrar a comunidade interna e externa, preservando a tradição das festas juninas com barracas de comidas e bebidas típicas.

A festa, que acontece em frente ao prédio da Reitoria (rua João Rosa Góes, 1761 - Unidade 1), oferece também shows musicais para o público presente e premia a melhor barraca e a melhor quadrilha, como forma de incentivo à participação e integração de acadêmicos e servidores.

No concurso de barracas, a comissão organizadora vai analisar os quesitos: animação; ornamentação; atendimento e melhor prato. O 1º lugar levará um troféu mais a premiação de R$ 300,00.

E, como todo ano, a UFGD promove o concurso de quadrilhas como forma de estimular e valorizar a cultura popular. Só poderão participar as quadrilhas formadas de, pelo menos, 50% de acadêmicos, técnico-administrativos e professores da comunidade universitária da UFGD. E deverão ser constituídas de, no mínimo, oito pares. Ela deverá ter marcador(a); noiva; noivo e convidados.

Serão julgados os seguintes quesitos e especificidades: I. Quadrilha: coreografia, harmonia, animação, originalidade e figurino. II. Marcador: liderança, animação e figurino. III. Noiva: interpretação, animação, simpatia e figurino. IV. Noivo: interpretação, animação, simpatia e figurino.

As quadrilhas que atingirem as maiores somas de pontos serão declaradas vencedoras e receberão troféus conforme sua classificação.

Tradição

As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia, e, no caso de Dourados, incluem-se costumes de colônias paraguaias, refletidos principalmente nos pratos servidos.

É exatamente por isso que além das opções de barraquinhas de comidas típicas como a pamonha, curaus, bolos de milhos, a UFGD também oferece a opção de sopa paraguaia, chipa e pucheiro.

As danças se fazem presentes inclusive com o uso de instrumentos musicais como a viola caipira, sanfonas, tambores, entre outros. Bebidas quentes e frias, como o quentão, batidinhas com a cachaça brasileira também refletem milênios de tradições diversas que se imbricaram.

O tradicional Arraiá Universitário da UFGD tem crescido a cada ano, tornando-se referência e fazendo parte do circuito de festas no calendário de Dourados, reunindo estudantes, servidores e a comunidade externa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS