Artes Plásticas | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 04/05/2012 12h25

FCMS comemora o mês do artista plástico com exposições na biblioteca Isaías Paim

Compartilhe:

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), abre na próxima terça-feira (8), a partir das 19h, a exposição literária “Artes Plásticas no Brasil e no Mundo – uma história em cores e luzes” e a mostra de artes plásticas “Percepções” dos acadêmicos do curso de Artes Visuais do Instituto de Ensino Superior da Funlec – IESF, em homenagem ao mês do artista plástico. As duas iniciativas acontecem na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.

O projeto Exposição Literária traz a cada mês um tema que esteja relacionado com livros que integram o acervo da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Tem como finalidade expor obras com temas comemorativos, com objetivo de aproximar os usuários do acervo bibliográfico. A ideia é estimular o empréstimo dos livros, além de promover o incentivo à leitura, a formação de novos leitores e estimular o acesso aos bens culturais aos visitantes.

“Neste mês em que comemoramos o dia do artista plástico, exporemos obras como Debret e o Brasil de Júlio Bandeira e Pedro Corrêa do Lago; O Aleijadinho e sua oficina: catálogo das esculturas devocionais de Miryam Andrade Ribeiro de Oliveira; Percurso afetivo: Tarsila do Amaral; Di Cavalcanti: um mestre além do cavalete: Piedade Epstein Grinberg; obra completa de Frans Post 1612 – 1680 de Pedro e Bia Corrêa do Lago, de artistas regionais como Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul de Maria da Glória Sá; Idara Duncan e Yara Penteado, dentre outros”, explica Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca Dr. Isaías Paim.

Nesta mesma noite, os acadêmicos do curso de Artes Visuais do IESF, realizaram a Exposição de Percepções com trabalhos que são resultados das atividades desenvolvidas nas disciplinas de Percepção e Expressão Plástica, Desenho e Escultura, orientados pela professora Renata Damus. A Exposição serve para mostrar ao público o produto das pesquisas desenvolvidas pelos alunos do 1º e 3º semestres, dentro e fora da sala de aula. As obras expostas, de variados suportes, apresentam resultados singulares e mostram o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo de cada um dentro da especificidade do pensamento visual. “É importante estimular a criatividade dos acadêmicos na criação de obras que aliam à teoria a prática, promovendo assim seu desenvolvimento artístico”, afirma a professora Renata.

Serviço: As visitas à exposição são abertas ao público. A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 horas.

No local estão disponíveis à comuniodade cerca de 35.000 títulos para empréstimo e/ou consulta. Para se associar à Biblioteca Pública Estadual é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones: 3316-9161 e (67) 3316-9175.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS