Artes | Com Fiems | 29/06/2019 07h12

Alunos da capital criam tintas com pigmentos naturais

Compartilhe:

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Campo Grande realizaram a produção de tintas com pigmentos naturais a partir do estudo da arte rupestre ensinada durante a disciplina de Arte. A professora Daniele Navarro explica que a atividade ajudou os alunos a conhecerem o processo de produção de tintas na pré-história e entender brevemente sobre a composição de uma tinta.

Após estudos sobre a arte pré-histórica e a composição básica de uma tinta (pigmento mais aglutinante), os alunos trouxeram pigmentos naturais como terra, açafrão, mostarda em pó, terra, carvão, colorau, sementes de urucum, beterraba e amora. Esses pigmentos foram misturados a cola branca, que foi usada como aglutinante para grudá-los no papel, sendo que os alunos realizaram desenhos livres e misturas variadas a partir das cores que obtiveram da mistura das tintas produzidas.

“A aula foi dinâmica e cheia de descobertas animadas. Foi muito interessante ver a curiosidade dos alunos para descobrirem as cores que surgiam a partir das misturas realizadas. Eles também conheceram como era a fabricação das tintas no período pré-histórico, como por exemplo o uso do sangue e gordura animal ou cocô de passarinho, ficaram bem impressionados”, afirmou a professora Daniele Navarro.

A aluna Letícia Sampaio declara que gostou da experiência de fazer tinta com elementos da natureza e cola. “Eu achava que era com água porque com cola ia dar uma consistência estranha, mas deu certo e foi muito legal fazer. Vou fazer mais vezes”, comentou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS