Artes | Da Assessoria | 28/09/2020 08h34

Alunos do Sesi Corumbá fazem apresentação sobre pintura rupestre

Compartilhe:

Como parte das atividades e aulas virtuais adotadas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá fizeram uma apresentação virtual sobre pintura rupestre (representações artísticas pré-históricas). A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes a compreensão do trabalho das distintas tipologias históricas e viabilizar a expressão artística por meio de pinturas rupestres.

A arte na pré-história constitui uma das maneiras mais eficazes para que os pesquisadores possam reconstituir a cultura existente nos primórdios da humanidade. Essa foi justamente a época em que os homens ainda não tinham inventado a escrita e, portanto, os desenhos, esculturas e objetos encontrados nos dão pistas de como as pessoas viviam e se organizavam em um passado muito distante.

Mediante o conteúdo “Arte nas Culturas Pré-Históricas”, os alunos foram desafiados pelas professoras Luciara Veiga e Rozilene Cuyate, que lecionam as disciplinas de Arte e de Empreendedorismo, a reproduzirem pinturas rupestres nas rochas. A proposta foi que pesquisassem e em um seguida procurassem uma “pedra” no quintal de casa para fazer a pintura nos mesmos moldes dos homens pré-históricos.

Devido à pandemia, quem não tivesse quintal foi sugerido pelas professoras que os estudantes utilizassem os materiais que estivessem disponíveis em sua residência para substituir a “pedra”. Essa pintura teria que estar relacionada com algum tema trabalhado na disciplina de Arte até o momento e as apresentações foram via web, por meio da plataforma TEAMS, da Microsoft.

Para a aluna Bianca Rafaely Ansaldi de Moraes, a atividade foi bastante interessante. “Eu pesquisei e escolhi desenhar a bandeira da África na rocha e ficou muito linda. Foi um trabalho incrível e eu gostei de realizá-lo”, disse. “Eu gostei muito da atividade. Aprender na prática como os nossos antepassados se comunicavam e aprender a importância dos desenhos na vida deles foi muito legal”, completou o aluno Felipe Nery Monteiro Neto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS