Artes | Da Assessoria | 06/10/2020 12h42

Alunos do Sesi de Três Lagoas desenvolvem expressão plástica

Compartilhe:

Em continuidade com as atividades e aulas remotas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas desenvolveram expressão plástica ao som de música na disciplina de Arte. Sob a orientação da professora Eliane Colen, eles aprenderam a valorizar a expressão corporal por meio da música e da dança e a identificar e compreender as danças na cultura brasileira.

A professora Eliane Colen estava trabalhando com os alunos sobre o corpo e movimentos, tipos de música e planejou uma aula, solicitando com antecedência os materiais necessários para a aula: cola, tesoura, tela, tintas, água, pincéis. Ela explorou com os alunos os diferentes ritmos musicais brasileiros e apresentou a eles obras do artista plástico Romero Brito, que tem um estilo de pintura que era condizente com o trabalho a ser realizado.

Durante a atividade remota, a professora aproveitou também para explorar a Matemática, abordando as medidas não convencionais, pois os alunos tinham de fazer recorte de barbante em diferentes tamanhos. Ao som de músicas populares do Brasil, eles puderam vivenciar a arte dentro da cultura musical do País e expressaram suas emoções por meio de uma pintura em tela utilizando a técnica do desenho abstrato com barbante.

“Essa atividade artística proporcionou às crianças expressarem de forma abstrata os seus sentimentos e ajudou no desenvolvimento de autonomia por meio de uma interação interior”, declarou Eliane Colen, completando que trabalhar a expressividade através da arte e de maneira interdisciplinar foi a estratégia para prender a atenção das crianças, já que este momento de pandemia tem provocado muitas alterações emocionais em todos.

A estratégia deu certo na avaliação dos alunos, que classificaram a atividade remota como muito divertida. “Eu achei legal a aula e gostei muito de pintar com tinta. Na minha opinião, foi divertida a atividade e eu quero ter mais aulas de artes”, disse o aluno Lucas Pereira Melo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS