Artes | Da redação | 02/11/2018 08h38

Artista de renome nacional produz obra coletiva com alunos

Compartilhe:

Com um jeito bem descontraído e despojado, o artista carioca de Nova Iguaçu, Ivan Cruz, que esta semana visitou a escola Fauzze Scaff Gattas Filho, deixou sua marca nesta quarta-feira (31) na unidade. Junto com os alunos, ele pintou um mural com desenhos que remetem às brincadeiras de infância, que o tornaram famosos em todo o país.

Para a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, a visita do artista foi um diferencial no aprendizado dos alunos.

“Tenho que agradecer e parabenizar todos os profissionais que se dedicaram para que esse trabalho fosse concretizado. Com certeza fará a diferença na vida dessas crianças, pois eles não irão esquecer o que aprenderam. Olhando os trabalhos e os brinquedos, isso tudo, faz parte de nossa infância”, ressaltou.

A diretora da escola, Tânia Vital, que acompanhou a criação das pinturas, falou da importância pedagógica que este tipo de projeto provoca na educação e no emocional das crianças.

“Esse artista veio para motivar o trabalho que essas crianças e os professores vêm fazendo. As obras do Ivan são muito utilizadas no dia a dia dos trabalhos pedagógicos, principalmente na Educação Infantil, com os professores de arte. Ter esse contato com o artista deixou as crianças emocionadas”, pontuou.

O aluno Weslei Rocha da Silva, 14, do 7° ano, que participou na pintura da obra, desenhando um menino soltando pipa, falou sobre a experiência.

“Achei muito massa a pintura, as cores. Eu gosto de pintar e desenhar. Em casa desenho animes e a estrutura do anime é parecido com o que o artista faz. Ele é uma inspiração e aprendi muitas cosias, inclusive usar o pincel, antes só usava lápis”, destacou.

Já a aluna Kimberli Cruz da Silva, também do 7º ano, falou sobre suas preferências na área de artes plásticas. “Gostei e achei bem legal o jeito das pinturas. Não levo muito jeito para pintar, mas gosto. Eu desenhei um grupo de k-pop, que é música da Coréia do Sul. É o que gosto de fazer na arte”, explicou.

Ivan acredita que suas obras influenciam por meio das brincadeiras, todas as ciências. Ele ressaltou que os professores usam os objetos das obras, como contexto no aprendizado das palavras.

“As brincadeiras também servem para exercitar seu corpo, na matemática e em todas as ciências, então, esse trabalho também está servindo junto à Educação, no sentido de que pode aprender através das brincadeiras, todas as ciências”, destacou.

Curta-metragem

Em sua primeira visita à escola, no início da semana, Ivan Cruz também participou de uma entrevista com os alunos para o jornal da unidade e ainda assistiu ao curta-metragem “Um pedaço do meu coração”, produzido pelos estudantes, em homenagem à sua carreira.

“Não tenho palavras para medir o tamanho da minha emoção, da minha gratidão. É muito bom, são centenas de crianças que me conhecem e que divertem motivados pelas brincadeiras que eu tenho retratado em meus quadros, em minhas esculturas”, ressaltou Ivan.

Lucas Ricardo da Silva Santos, 11, do 6° ano, protagonista do filme, falou da emoção de viver o artista. “Foi bom, nós conhecemos as brincadeiras e acho as obras dele bem legais. A que mais gostei foi a obra da pipa, porque eu gosto dessa brincadeira”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS