Artes | Gisele Colombo - FCMS | 09/03/2022 10h32

“Caravana Tem Arte na Escola” leva cultura para escolas de MS

Compartilhe:

Um dia de programação cultural em escolas públicas de Mato Grosso do Sul com artistas-ministrantes renomados do Estado. Esta é a missão do “Caravana Tem Arte na Escola”, projeto contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais do Estado de Mato Grosso Sul (FIC-MS). A partir do dia 11 de março (sexta), serão realizadas oito edições do “Caravana Tem Arte na Escola”, sendo três em Campo Grande e cinco no interior de MS, nas cidades de Sidrolândia, Aquidauana, Anastácio, Rio Verde e Coxim.

As atividades começam com a palestra sobre a “Moderna Música de Mato Grosso do Sul, com o jornalista, escritor e músico Rodrigo Teixeira. Na sequência, iniciam-se as oficinas comandadas por Jack Mourão (Dança), Lígia Pietro (Teatro), Pedro Vasciaveo (Graffiti), Sandro Moreno (Percussão/Música) e Gabriel Andrade (Violão/Música). No encerramento, os alunos irão apresentar números artísticos como o resultado do aprendizado nas oficinas e haverá um show com Jerry Espíndola.

“As apresentações finais com os alunos é uma maneira de não ficar só na teoria, fazendo com que o estudante não só absorva a teoria, mas também tenha experiência no processo de criação e concretize o que foi desenvolvido com uma performance artística no final. Desta maneira, o estudante terá a oportunidade de vivenciar todas as etapas do ato criativo, como fazer o arranjo de uma música, aprender uma coreografia de dança, encenar uma pequena peça teatral e desenvolver um trabalho de arte visual por meio do graffiti”, ressalta Jerry Espíndola, coordenador do projeto.

A Secretaria de Estado de Educação (SED), parceira do “Caravana Tem Arte na Escola”, está dando suporte às escolas e promovendo trabalhos direcionados sobre a cultura regional sul-mato-grossense antes do evento. “O conteúdo da palestra e o plano de trabalho de cada oficina serão enviados para os professores das respectivas escolas programadas. Desta maneira, eles poderão realizar atividades e tarefas para estimular a participação de todos os alunos”, afirma Jerry Espíndola. O calendário das edições do projeto, assim como a programação e todas as atividades podem ser acessadas nas redes sociais do “Caravana Tem Arte na Escola”.

CARAVANA – DATAS E ESCOLAS

(11/03/22) EE Vespasiano Martins (Campo Grande)

(31/03/22) EE Prof° Henrique Cyrillo Correa (Campo Grande)

(01/04/22) EE Luiza Vidal Borges Daniel (Campo Grande)

(07/04/22) EE Cândido Mariano (Aquidauana)

(08/04/22) EE Roberto Scaff (Anastácio)

(14/04/22) EE Prof° Catarina de Abreu (Sidrolândia)

(05/05/22) EE Vergelino Mateus de Oliveira (Rio Verde)

(06/05/22) EE Viriato Bandeira (Coxim)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS