Conheça as influências da Semana de 1922 na arte contemporânea brasileira

"/>
Artes | Juliana Oliveira | 23/09/2021 11h39

Conheça as influências da Semana de 1922 na arte contemporânea brasileira

Compartilhe:

Conheça as influências da Semana de 1922 na arte contemporânea brasileira

Por meio de um bate-papo inspirador, o público poderá entender a importância deste evento para a cultura do país

A Semana de Arte Moderna foi um dos eventos mais importantes para o cenário cultural brasileiro. Por meio dela, artistas brasileiros se estimularam a deixar o padrão europeu de lado e produzir obras totalmente nacionais. Para dar início às celebrações dos 100 anos desta data marcante, o CCBB Educativo realiza o ‘Com a Palavra: Brasilidade Pós-Modernismo - Arte Contemporânea Brasileira Pós Semana de 1922’, que acontece em formato digital, no dia 30 de setembro, 5ª-feira, às 10h. O evento é gratuito e para participar, basta acessar o site do CCBB Educativo.

Nesta atividade, Idjahure Kadiwel, poeta, editor, tradutor, antropólogo, e mestre em Antropologia Social, falará sobre o tema. Será abordada a sua experiência como editor da coleção Tembetá (Azougue Editorial/Revistas de Cultura), projeto editorial que tem o objetivo de visibilizar a trajetória e o pensamento de diferentes personalidades do movimento indígena no Brasil.

Nascido no Rio de Janeiro, Idjahure é correspondente da Rádio Yandê, a primeira web rádio indígena no Brasil. Em sua dissertação de mestrado, ele abordou a trajetória de vida de seu pai Mac Suara (1962), o primeiro ator indígena no cinema brasileiro, que estreou nas telas em 1985, com Avaeté: Semente da Vingança, tendo sido também um dos fundadores do Núcleo de Cultura da União das Nações Indígenas e da Aliança dos Povos da Floresta.

Dica: O acervo digital do CCBB reúne todos os conteúdos da programação online, que vem sendo ampliado todos os meses, especialmente desde o primeiro semestre de 2020. Educadores, estudantes, pesquisadores, crianças, pais e toda a família podem acessar a qualquer momento uma grande quantidade de atividades e conteúdos com a curadoria do CCBB Educativo aqui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS