Artes | Da redação | 07/07/2017 07h46

Detentos da Máxima vão confeccionar brinquedos feitos com pneus para Ceinfs da Capital

Compartilhe:

“Arte com Pneus” é o nome do projeto que irá reunir reinserção social de detentos e oportunidade de diversão a crianças em Centros de Educação Infantil (Ceinfs) de Campo Grande, além de contribuir diretamente, no combate a mosquitos vetores de doenças, por meio da reciclagem.

A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa a utilização de pneus descartados na fabricação de brinquedos para serem instalados em parques de 25 Ceinfs da Rede Municipal de Educação (Reme). O assunto foi tema de reunião esta semana entre o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e a secretária de Educação do Município, Ilza Mateus.

Os trabalhos serão desenvolvidos por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima da Capital, onde também já são confeccionados brinquedos pedagógicos em madeira.

Segundo o agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira, autor da proposta, a intenção do “Arte com Pneus” é envolver alunos, professores, funcionários, pais e detentos nas questões ambientais e incentivar a participação de atividades de defesa do meio ambiente.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, a parceria visa também realizar um trabalho social com os reeducandos. A previsão é que os trabalhos comecem em agosto. As unidades que receberão os brinquedos serão visitadas por técnicos da Agepen para verificar o espaço disponível e depois projetar os tipos de brinquedos que poderão ser elaborados e suas devidas dimensões.

“Este trabalho dá a oportunidade do detento de devolver, em forma de trabalho, o que ele às vezes deixou ou tirou da sociedade. E para as crianças dos Ceinfs isso tem um valor enorme”, destacou Aud.

Além disso, ressaltou o dirigente, o projeto oportuniza aos internos o retorno à sociedade com uma opção de trabalho, facilitando a reintegração social, resgate a cidadania e redução da criminalidade.

Para a secretária municipal de Educação, o trabalho desenvolvido pelos detentos tem grande importância social. “Esse projeto também é um grande aliado ao meio ambiente, contribuindo com a reciclagem e evitando que estes pneus acumulem água atraindo insetos. Além disso, irá ajudar na educação e aprendizagem das crianças”, destacou.

Com o uso de pneus retirados do meio ambiente, além da reciclagem, a secretária acredita que o projeto serve de estímulo para que as pessoas possam combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS