Artes | OE10 | 24/08/2018 14h00

Feira que incentiva a arte será realizada neste sábado em Campo Grande

Compartilhe:

Mais uma edição do Sarobá será realizada em Campo Grande. O evento está programado para ocorrer no sábado (25), deste mês, das 16h às 23h, e é gratuito. O local do encontro ainda vai ser confirmado, contudo, o organizador Fernando Cruz, já adianta que a proposta é movimentar o cenário cultural da Capital e contará com muitas atrações. A feira cultural, como a festa é reconhecida, exista há dez anos e faz parte de uma iniciativa privada.

"Estamos completando uma década de história. São realizados cerca de dois Sarobás anualmente, no primeiro e no segundo semestre. Na festa desse mês, vamos estar celebrando os 12 anos do teatro Imaginário Maracangalha. Cada encontro é temático e, para este ano, ainda estamos definindo alguns detalhes, como o local que vai ocorrer", disse Fernando Cruz.

"Como é um evento itinerante, ele acontece em praças e espaços abertos, que estão abandonados ou também em algum bar antigo, que carrega as memórias de Campo Grande", explicou o organizador da festa. Conforme Fernando, a reunião é uma feira cultural de artes integradas, onde os participantes encontram música, artesanato, exposições, circo, cinema, teatro e outros.

"Temos cultura infantil para atender o público infanto juvenil e muitas outras atrações artísticas", disse Fernando. Ao longo dos dez anos do Sarobá, o encontro tem sido uma iniciativa própria e surgiu com o objetivo de levar a cultural para as comunidades de Campo Grande.

"O Sarobá surgiu para suprir essa lacuna que tinha na cidade, que é a falta de atividades, ações culturais nos espaços públicos abertos. O evento ainda mostra que, quando esses locais são ocupados, a população participa. As comunidades são carentes desses encontros", destacou.

Fernando relatou ainda que cerca de mil pessoas participam das edições da festa. "Muitas pessoas marcam presença. Depois do Sarobá, outros eventos culturais também passaram a ser realizados na cidade com frequência", disse.

O Sarobá deste ano ainda vai homenagear o poeta corumbaense da década de 30, Lobivar Matos. "Ele é muito importante para a literatura brasileira, principalmente no movimento modernista no Brasil. Escreveu poesias retratando o bairro Sarobá de Corumbá, que foi a primeira favela de Mato Grosso do Sul", contou.

"O bairro era formado por negros vindo da guerra do Paraguai. No local, o povo se juntava para ouvir o batuque e acabava rolando a boêmia. Era um espaço onde as pessoas de todas as classes se misturavam para as festas populares. Por isso, resolvemos homenagear Lubivar fazendo esses Sarobás em Campo Grande", concluiu Fernando.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS