Galeria de arte online reúne trabalhos feitos na pandemia 

"/>
Artes | Com Dariene Pasternak | 18/10/2021 10h25

Galeria de arte online reúne trabalhos feitos na pandemia

Compartilhe:

A arte serviu como um espaço de encontro e de refúgio na pandemia para um grupo de 19 crianças e adolescentes que participaram do Inspiração, projeto inédito da Usina da Imaginação, OSC de Florianópolis, que nesta semana inaugura exposição online, lança o EP "Janelas ao Vento", disponível no Spotify, Deezer e Apple Music, e três videoclipes, liberados no Youtube.

Ainda lança uma série de nove curtas-documentários, que traz à tona reflexões desse mesmo grupo sobre pandemia e arte e que pode ser acessada também no Youtube. Toda a produção do projeto ainda pode ser visitada em uma galeria de arte online. A partir dela é possível navegar por todos os conteúdos nas categorias de Arte Plástica, Música, Documentário e Videoclipe.

O Inspiração é resultado de oficinas realizadas online no início do período pandêmico no Brasil - abril a dezembro de 2020 com crianças e adolescentes de diferentes contextos sociais da capital catarinense.

"Foram formados dois grupos - um de artes visuais e um de música. Em ambos, as crianças e adolescentes relataram a solidão que sentiram e a necessidade de se reelaborar e como a arte ajudou. Alguns sofreram mais, outros brincaram mais, mas todos compartilharam da vontade de estar junto e da falta dos amigos, dos colegas, dos avós", conta Rita de Cácia Oenning da Silva, diretora da Usina da Imaginação.

EP "Janelas ao Vento" traduz as emoções de jovens músicos

"Penso nas coisas que já perdi… tenho que admitir que nada é fixo, e tudo pode sumir…, mas quando o sol se põe, nasce a lua", entoa a canção "Novo Futuro", composta por Liam Ramsey, 15 anos.

Ela é uma das oito faixas do EP "Janelas ao Vento", produzido por 10 estudantes de música, com idade entre 10 a 17 anos, durante as oficinas do projeto Inspiração.

O álbum traz letras em português e inglês com composições em diversos gêneros musicais, produzidas sob orientação do músico e compositor Miguel Arruda (MOCOIN), com participação dos músicos Leonardo Aquino e Diogo Costa (Cacupê Estúdio).

As faixas e melodias refletem sensações dos jovens sobre a pandemia, de como se sentiram no período e o que esperam do futuro. "Eles falaram de esperança em meio à tragédia e de como construir vínculos com as pessoas mesmo diante do isolamento social", comenta Kurt Shaw, também diretor da Usina e coordenador do projeto, ao lado de Rita.

Entre as canções estão o pop rock "Abro os Olhos", de Alois Vicentini Bogo, 16 anos; o balanço soul music "O Mundo Virou de Página", de Eliz Chiarelotto Palmeira, 16 anos; além das faixas em inglês "Alone on the road", de Luca Vicentini Bogo, 15 anos; "Fight Together", de Liam Ramsay, 15 anos, com participação de Lídia Piermartiri, 15 anos - dupla também na interpretação de "Rough Patch", composta por Liam.

"Novo Futuro", de Liam, assim como "Notos", de João Barretta, com 17 anos quando compôs a música; e "Mar de Liberdade", de Helena Iara, 11 anos, ganharam também videoclipes.

Em um segundo momento, os adolescentes também participaram de um workshop de trilha sonora, quando agregaram à equipe o compositor Cláudio Rabeca e, em participação especial, a musicista e compositora Silvia Beraldo. A experiência resultou na trilha sonora do curta-metragem "Isa'' , da série de documentários.

"Os adolescentes estudantes de música, tiveram que se colocar no lugar de crianças de outros contextos sociais, para captar e sentir as emoções delas e exercitar a empatia", explica Kurt, sobre o processo de compor a trilha.

Exposição "Arte em Tempos de Pandemia"

Os trabalhos artísticos da exposição "Arte em Tempos de Pandemia" são resultado de oficina online de artes plásticas pautada pela sustentabilidade e pela provocação para ver o mundo de um jeito novo, ministrada por Rita da Silva (Usina da Imaginação e Flor do Vento) e pela artista Marion de Martino (Ateliê Kumbaripa).

As crianças, com idade entre 6 e 13 anos, receberam em casa um kit de materiais reciclados para a produção dos trabalhos. As ministrantes estimularam as crianças a soltarem a imaginação e a criarem obras a partir de referências de artistas bem diversos, como Lygia Clark, Marcel Duchamp, o nigeriano Laolu Senbanjo, a ceramista radicada em Florianópolis Rosana Bortolin, a arte dos povos originários.

"A todo momento trabalhamos com a imagem de que embora separados, estamos todos juntos e acolhendo uns aos outros", afirma Rita.

Usando técnicas como aquarela, encáustica, colagens e recortes, as crianças produziram trabalhos como um visor olho-janela, um abajur com lâmpada giratória (para dançarem com os pais e familiares em casa), caixinhas para depositar os desejos, pinturas faciais, entre outras. A exposição online "Arte em Tempos de Pandemia" pode ser conferida na galeria online.

Série documental: experiência infantil na pandemia

A série documental inclui 9 documentários, de 2 a 7 minutos, que trazem reflexões sobre a pandemia e arte partindo das crianças e adolescentes. Os curtas-metragens, dirigidos por Rita da Silva e Kurt Shaw, demonstram diferentes sentimentos e reações à privação do convívio social na vida das crianças e dos adolescentes e como a produção artística se tornou forma de expressão e resistência.

"Cada filme toca um tema chave para entender a experiência infantil durante a pandemia, desde o luto e a perda até a maneira que a pandemia abriu campo para a imaginação e uma nova relação com a família", enfatiza Rita da Silva.

Para apresentar os curtas e também os videoclipes a outras crianças e adolescentes foram montados quatro programas, já exibidos em sessões on-line em instituições em Florianópolis, Caçador, Mafra e Palhoça e também disponíveis em streaming. "Muitas crianças comentaram que se identificaram com os depoimentos dos documentários e com as letras das músicas", afirma Kurt Shaw, sobre a empatia, também um objetivo do Inspiração. As mostras, que aconteceram com o apoio de produção de Carol Marins (Calêndula Filmes), seguiram sendo um espaço de troca sobre arte como resistência, refúgio para manter a saúde mental e empatia entre crianças e adolescentes durante a pandemia, afirma Rita da Silva.

Confira a produção:
Exposição "Arte em Tempos de Pandemia" e galeria online
https://inspira.usinadaimaginacao.org/

Músicas
Spotify: https://bit.ly/janelasaovento_spotify
Deezer: https://bit.ly/janelasaovento_deezer
AppleMusic: https://bit.ly/janelasaovento_appleMusic

Documentários: https://bit.ly/projetoinspiracao_documentarios
Programa 1 (indicado para crianças de 1 até 10 anos): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa1
Programa 2 (indicado para crianças entre 10 e 14 anos): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa2
Programa 3 (indicado para jovens entre 14 anos e 18 anos): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa3
Programa 4 (indicado para educadores/as): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa4

Videoclipes: https://bit.ly/inspiracao_videoclipes


 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS