Artes | Com Prefeitura de Nova Andradina | 24/09/2019 08h24

Muro de escola de Nova Andradina homenageia fauna e flora de MS

Compartilhe:

O prefeito José Gilberto Garcia e o secretário de educação Fábio Zanata foram conferir de perto o resultado do trabalho artístico de transformar o muro da escola Municipal Efantina de Quadros em uma verdadeira exposição de arte sobre a fauna e a flora sul-mato-grossenses na manhã desta segunda-feira (23) e ficaram encantados com o talento de professores e alunos.

O projeto é uma iniciativa da escola municipal mais popular do município em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Nova Andradina. Idealizadores e participantes do projeto de extensão da universidade, os professores Márcio Palácios de Carvalho, Ana Flávia Royer e Luana Brasil contaram sobre a experiência.

“Conseguimos o recurso para a compra das tintas e demais materiais através de um edital de fomento do IFMS. A temática foi escolhida pela direção e alunos da escola. A primeira etapa foi a produção artística dos desenhos. A segunda, a pintura dos painéis. Já a terceira, será a produção de materiais audiovisuais nas mídias interativas para divulgar tudo – da confecção dos desenhos até a pintura do muro”, conta Márcio.

“O objetivo é exaltar a beleza do estado e também mudar a paisagem do local. Durante o processo, as pessoas paravam para admirar, fotografavam e agradeciam pela pintura. Foi muito gratificante”, completa o professor de letras.

A ação contou ainda com a participação de cerca de 30 estudantes da Efantina, além de 3 bolsistas do IFMS dos cursos de informática e agropecuária.

Segundo a professora de artes visuaisa, Luana Brasil, a técnica utilizada foi a pintura em acrílico. “Foram realizadas oficinas de arte e pintura com os alunos do 6° ao 9° anos ao longo de todo o primeiro semestre e o mês de agosto. Elegemos os desenhos mais impactantes dentro da temática e, depois, começamos a pintura coletiva. Após mais de 40 horas de trabalho, o resultado pode ser visto por toda a comunidade”, conta a professora Luana.

No total, foram produzidos 10 painéis que retratam animais e árvores do estado de MS como os tuiuiús, a onça pintada, tucanos, peixes, tatus, tamanduás, capivaras e as matas típicas da região de cerrado.

O aluno do 6º ano C, Alisson Freitas de 14 anos, acredita que a iniciativa é muito mais do que cobrir um muro sujo, é um aprendizado muito bacana. “Eu aprendi que não pode desmatar onde existe vida. E o muro ficou mais colorido, deu vida nova a nossa escola. Todo mundo que passa, pára e elogia os nossos desenhos”, disse orgulhoso.

Aluno de informática, bolsista no IFMS, Diego Cardoso Rufino (18), será o responsável pela 3ª fase e última fase do projeto, que é a etapa audiovisual, onde todo o processo de produção dos desenhos e pintura dos painéis será mostrado por meio de imagens e vídeos exibidos num blog online.

“Para mim foi muito especial fazer parte do projeto, porque estudei na Efantina e agora pude voltar e contribuir com a escola. Um aprendizado divertido e terapêutico. Me senti muito honrado em saber que meu nome está ali e, mais feliz ainda, por divulgar no blog este trabalho”, informa o ex-estudante da Efantina e universitário do IFMS.

Para Gilberto Garcia, além de ser uma ação que traz conhecimento aos estudantes, pintar o muro da escola desperta nos jovens o interesse pelas artes e também o cuidar do local onde estudam. “Os desenhos ficaram muito realistas, chamam a atenção dos alunos e da comunidade. A temática da flora e da fauna do nosso estado é muito rica, foi traduzida nesses painéis com cores e muita criatividade. O trabalho ficou lindo, digno de uma escola que está entre as melhores do país. Tenho orgulho de assinar meu nome neste muro”, destacou o prefeito.

A pintura do último painel foi finalizada nesta manhã com a assinatura de todos os alunos e professores participantes, além do nome da diretora adjunta da escola e do prefeito Gilberto Garcia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS