Artes | Da Redação | 10/12/2020 08h46

Um dos maiores muralista do mundo inicia trabalho em Coxim

Compartilhe:

O muralista brasileiro Eduardo Kobra, 45 anos, iniciou na terça-feira (8) um projeto de resgate, manutenção e valorização das culturas regionais. O artista faz o mural do compositor Zacarias Mourão, de 6 metros por 19,60 metros, na praça 'Zacarias Mourão', em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul. A obra deve estar concluída até a próxima sexta-feira, 11 de dezembro. O mural ainda está em fase inicial, mas já virou atração da cidade.

Kobra já fez murais em cerca de 35 países, e nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco.

Segundo ele, o mural sobre Zacarias Mourão dá início a um antigo sonho de realizar um projeto de valorização das culturas regionais. “Dizia o escritor russo Leon Tolstói (Lev Tolstoi) que ‘universal é o homem que escreve sobre a própria aldeia’”. Por isso, ao mesmo tempo em que faço murais para destacar grandes nomes que contribuíram para a história do País, como o arquiteto Oscar Niemeyer e os compositores Chico Buarque e Adoniran Barbosa; e nomes que contribuíram para a paz, liberdade, arte e humanismo no mundo, como Nelson Mandela, Martin Luther King Malala Yousafzai, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon, sempre quis criar um projeto que falasse sobre nomes que contribuíram para a cultura das próprias regiões”, conta o artista urbano, que complementa: “além disso, já pintei em cinco continentes mas não conheço a maioria dos estados do meu próprio país. Será uma grande realização conseguir pintar em cada estado do Brasil”.

Kobra durante projeto realizado em Coxim (Foto: Divulgação)

Zacarias Mourão colocou, principalmente com a canção “Pé de Cedro”, Coxim no cenário da música regional e nacional. ““É uma canção belíssima. Dias atrás, tive a alegria de assistir Luan Santana também destacar ‘Pé de Cedro’ em sua magnifica live ‘O Pantanal Chama Luan’”, diz Kobra, que acrescenta. “Também faremos, com o apoio da cidade, uma intervenção artística em alguma região devastada pelas queimadas, destacando a importância da preservação da natureza. O próprio Luan Santana soube e já entrou em contato comigo para informar que compartilhará as nossas ações, já que é apaixonado pelo estado em que nasceu e, também, cada vez mais engajado nas questões que se referem ao meio ambiente”.

O cantor e compositor Luan Santana confirma e mostra entusiasmo com a iniciativa de Kobra. "Quando fiquei sabendo que o Kobra iria ao Mato Grosso do Sul, não hesitei, entrei em contato no mesmo instante. É muita honra ver o nosso estado e nosso Pantanal servirem de inspiração para um artista como o Kobra, consagrado internacionalmente. Queria muito estar presencialmente com ele nessas ações, mas devido a compromissos, não irei conseguir. Então, coloquei-me à disposição dele e também dispus todas as minhas redes sociais. Tenho certeza de que a arte pode salvar vidas", afirma. "Descobri que o Kobra, assim como eu, é apaixonado por ecologia e quer defender a maior planície alagada contínua do mundo, nosso Pantanal. Recentemente, realizei um show virtual diretamente do coração do Pantanal e afirmo, com toda a certeza, não existe, no mundo, energia igual. Foi o palco mais iluminado que já cantei e que vou cantar, Deus se faz presente em cada metro quadrado daquele lugar, é benção! E acreditem, o universo merece nossa atenção, admiração, engajamento e, sobretudo, nosso respeito. Juntos, podemos transformar o mundo em um lugar melhor", completa Luan Santana.

Luan Santana durante realiza no Pantanal (Foto: Will Aleixo)

De acordo com Fabio Pellegrini, assessor de Comunicação de Coxim, o mural de Eduardo Kobra terá grande impacto na cidade e região, como parte de um projeto de retomada do turismo como instrumento de desenvolvimento sustentável, além da própria valorização do espaço e da difusão da obra do conhecido artista no roteiro turístico da região. “A ideia é que a Praça, conhecida pelo famoso Pé de Cedro cantado e de fato plantado por Zacarias Mourão, torne-se local de celebração entre turistas, moradores e artistas locais e visitantes, reverenciando Zacarias Mourão, um dos pioneiros da música e da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. Além disso, quando as aulas recomeçarem, os alunos da cidade replicarão a intervenção de Kobra em defesa da cultura local, em nossas escolas, com benefícios que abrangem as áreas multidisciplinares da educação, arte e ecologia”, afirma Pellegrini.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS