Artesanato | Da redação | 20/03/2017 14h12

AL reconhece trabalho de artesãos com Medalha Conceição dos Bugres

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa concedeu na noite desta quinta-feira (16/03) a Medalha Conceição dos Bugres, em sessão solene que homenageou o trabalho dos artesãos de Mato Grosso do Sul. O evento foi proposto pela deputada Mara Caseiro (PSDB), em alusão ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março.

“Esta é uma justa homenagem àqueles que, com sua vocação, transformam aquilo que veem em arte e assim divulgam o Estado para todo o mundo. Essa noite foi para valorizá-los e incentivar a continuidade dos trabalhos. Que a inspiração de vocês seja uma constante e que Deus abençoe sempre esse dom”, discursou a deputada Mara Caseiro.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que no Brasil há cerca de nove milhões de artesãos, que movimentam um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Em Mato Grosso do Sul a presidente da Associação dos Produtores Artesanais e Artistas Populares de MS (Proart), Indiana Marques, revelou que há 4.200 artesãos profissionais registrados, mas que estima que deve haver ao menos o dobro de artistas. “Uma solenidade como essa é importante para nós, pois ainda nos falta a divulgação do trabalho. Vendemos muito fora do Estado, mas o público local não nos valoriza como poderia e temos potencial para isso”, ressaltou Indiana.

A Medalha Conceição dos Bugres foi instituída pela Resolução 04/2013 e é destinada a pessoas e entidades que tenham se destacado na produção artesanal em todo o Estado. Um documentário com entrevistas da artista Conceição dos Bugres foi exibido na solenidade. A película foi dirigida pelo jornalista e cineasta Cândido Alberto da Fonseca.

Conceição esculpia os bugres nas madeiras que coletava na mata em volta de onde morava. Gaúcha, veio para Mato Grosso do Sul ainda criança, onde passou a conviver com os indígenas, fontes de sua inspiração. Encerava as peças com cera natural de abelha e após sua morte, em 1984, seu trabalho foi continuado pelo artista Mariano Neto.

“Eu aprendi a fazer as peças direto com a minha avó [Conceição dos Bugres]. A confecção é feita toda manualmente. Eu coleto a madeira, encero agora com cera amarela, esculpo a boca, mãos, cabelo nariz e depois pinto uma a uma. Ela pintava com carvão. Essa peça virou um ícone de Mato Grosso do Sul e hoje é reconhecida no mundo todo. Eu me senti emocionado com essa solenidade de hoje, é uma honra receber essa homenagem”, comemorou Mariano.

Na ocasião foram homenageados por indicação de 13 deputados os artistas: Juliano Laurindo Rodrigues, Luiz Carlos Araújo, Dione Assumpção do Nascimento, Odirmo Coimbra, Nadyr Diehl Colombelli, Serginho Turibio da Silva, Sebastiana Nantes Milan, Sérgio Gonçalves, Fania Catarina Martins dos Santos, Marileize Ourives Nogueira, Kelle Almeida Teixeira, Antônia Hanemann, Rossana Luckner, Silvia Stumpo, Andrea Lacet, Elisabeth do Nascimento Teixeira, Rafael Ferreira Lott, Lourdes de Jesus Nascimento dos Santos, Jedalia de Souza Irmão, Monique Klein, Davi Ojeda, Claudia Cristina Castelão, Luís Mauro da Silva, Valdecy Alves do Nascimento, Sotera Sanches da Silva, Assunção Alves, Aparecido de Mello Escarmarhani, Riverarte, Marilde Cecília Ferreira, Sérgio Augusto Ramos, Agripino Soares de Magalhães, Rosângela Cacho Amados, Aline Maiara Pereira da Silva, Manoel Athayde Netto, Nargete de Oliveira Morilha, Cléber Ferreira de Britto, Izabete Martins Leite, Sandra Célia Nagler, Eliana Imanaga, Salvador Pereira Lescano, Ademir Macedo Alves, Júlio Horta Resquim, Mariano Antunes Cabral Silva e Walter Lambert.E entidades Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul, Associação dos Produtores Artesanais e Artistas Populares de MS, Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes, Associação dos Microempreendedores Individuais de MS e Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul.

Também participaram da solenidade os deputados Cabo Almi (PT), Antonieta Amorim (PMDB) e Dr. Paulo Siufi (PMDB), que elogiaram a iniciativa do evento e parabenizaram todos os homenageados. O evento contou com a apresentação musical do cantor e compositor Zé Geral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS