Artesanato | Da Assessoria | 14/05/2020 09h40

Artesã cria boneca para homenagear funcionários do Comper

Compartilhe:

Sabe gestos que fazem toda a diferença, principalmente em tempos turbulentos como o atual, diante do coronavírus? Foi assim, expressando toda a sua gratidão aos funcionários que trabalham no Comper Tamandaré, que a artesã Bete Pancini, 60 anos, especialista em bonecas e bonecos de pano, personalizou uma com toda a riqueza de detalhes. “Decidi fazer a boneca para homenagear essas pessoas que trabalham nos serviços essenciais e estão na linha de frente atendendo a população em meio à pandemia, por isso ela usa máscara”.

Os colaboradores de toda a Rede Comper usam uniformes com camisas brancas, calças e saias azuis. No caso das mulheres com cabelos compridos, estes sempre estão presos por meio de coques, geralmente cobertos com uma redinha. A boneca feita por Bete retrata com mais detalhes o perfil feminino, embora a artesã reforce que fez a peça pensando em todos os colaboradores da loja.

“Eu observei o uniforme das meninas. A maioria usa coque com a redinha, então quis fazer igual e coloquei o bolsinho com o nome do Comper. Cheguei a fazer o crachá de operadora de caixa, mas achei melhor englobar todos os funcionários de maneira geral. Um adereço que não podia faltar era a máscara”, explica Bete.

A palavra ‘gratidão’ foi costurada num coração azul, pregado junto à boneca, como forma de a cliente esboçar seu respeito e gentileza aos funcionários da loja em que faz compras, justamente por conta da turbulência decorrente do coronavírus. “Quando começou essa pandemia eu fiquei muito preocupada se iria faltar alimentos, se teria que estocar. Então, semana após semana vi que continuaram o atendimento, repondo as mercadorias, garantindo a segurança com a limpeza dos carrinhos e o uso do álcool gel. Sempre ao ser atendida agradecia à operadora de caixa por estar trabalhando, me atendendo, nos atendendo. Como faço bonecas de pano, senti o desejo de fazer uma para homenagear os trabalhadores do Comper Tamandaré, que é onde faço minhas compras”, esclarece a artesã.

Formada em Direito, Bete trabalhou por 31 anos na Caixa Econômica Federal até se aposentar em 2012. A partir daí, tomou gosto pelo artesanato e começou a fazer aulas para a confecção de bonecas de pano; a paixão foi tão grande que fez Pancini montar um pequeno ateliê em casa. Além das bonecas, Bete também faz necessaires, carteiras e máscaras, sempre usando material 100% de algodão. Seu trabalho pode ser conferido no Facebook (Ateliê Bete Pancini) e no Instagram (@bete_pancini).

Bete Mancini ao lado das bonecas (Foto: Reprodução)

SORTEIO – A boneca feita por Bete foi entregue na quarta-feira da semana passada (6/5) à gerência da loja Tamandaré para sorteio entre os colaboradores, realizado no dia seguinte. Quem ‘ganhou de presente’ a boneca personalizada foi Franciny Fernandes Andrade Ojeda, 20 anos, que há cinco meses trabalha como operadora de caixa na unidade do Comper. Ela recebeu o mimo de Bete das mãos de Márcia Antunes, encarregada da Frente de Caixa.

“Eu me senti muito privilegiada por ter ganhado a boneca, mas fiquei mais maravilhada com a atitude da Bete que, nessa época de pandemia da Covid-19, que estamos enfrentando, não poupou tempo e generosidade para mostrar sua gratidão conosco. A sociedade está aflita com tantos acontecimentos e nós, do Comper, que estamos na linha de frente, não paramos nenhum minuto, sempre tomando as medidas necessárias de segurança. Assim como todo mundo, tenho temor, mas faço a minha parte para combater o contágio, sempre usando máscara e álcool gel”, enfatiza Franciny, que ainda não colocou nome na boneca, mas está à mostra na estante da sala de casa.

Gerente do Hiper Center Tamandaré, Luciano Soares disse que “a dona Bete é uma cliente muito querida por todos nós da loja. Essa atitude dela nos emocionou muito, tanto que todos nós do operacional ficamos muito felizes pelo reconhecimento, uns até bastante emocionados. Foi um gesto muito valoroso”.

A boneca foi entregue numa caixa personalizada com o seguinte bilhete: “Aos trabalhadores do Supermercado Comper da avenida Tamandaré, da Vila Sobrinho, minha gratidão pelo atendimento com toda biossegurança e manutenção do estoque, nos trazendo tranquilidade neste momento de pandemia. Que Deus lhes abençoe juntamente com seus familiares”.

Sobre o nome da boneca, Bete opina: “Que tal Franciny, pra combinar com o nome da dona?”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS