Campo Grande inaugura 20º Parque de Pneus em escola da REME

"/>
Artesanato | Com Prefeitura de Campo Grande | 01/09/2021 12h17

Campo Grande inaugura 20º Parque de Pneus em escola da REME

Compartilhe:

O parque de pneus da Escola Municipal Hilda de Souza Ferreira, no Bairro Coophatrabalho, foi inaugurado nesta terça-feira (31) como parte das ações do calendário do aniversário de 122 anos de Campo Grande. O projeto “Arte com Pneus” da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e desde 2017 já instalou 20 parquinhos em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME). No dia 19 de agosto foi inaugurado o parque de pneus da Escola Municipal Nicolau Fragelli, no Bairro São Francisco.

“Essa parceria deu certo e quem ganha são nossas crianças, a população prisional e toda a sociedade, com mais um parquinho implantado. Além de dar oportunidade aos que se encontram cumprindo suas penas, também existe a consciência ecológica, de aproveitar estes materiais. Nossas crianças podem ter um lugar divertido para brincarem, com segurança”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad.

Todos os brinquedos são confeccionados com pneus, minimizando o impacto ambiental, e fabricados por detentos do sistema penitenciário estadual. São sete tipos de brinquedos diferentes entre eles triângulo, triciclo, quadriciclo, centopeia e circuito psicomotor. O projeto oferece aos alunos mais opções de recreação e aprendizado.

“É uma ação importante para a área pedagógica das crianças e também para os detentos e para o meio ambiente, retirando os pneus da natureza. É uma satisfação ver nossas crianças atendida em todas as áreas”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.

O projeto na área pedagógica envolve o trabalho da interdisciplinaridade, valorizando a criatividade das crianças, desenvolvendo atitudes ecológicas. Tem enfoque incentivar a defesa do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida e recreação. Toda a confecção dos brinquedos e instalação dentro das unidades escolares da REME é realizada por meio da mão de obra dos internos da Agepen.

“As crianças estão bem alegres, é uma novidade. É difícil você encontrar um parquinho com esse material, com esses formatos. Estamos higienizando os brinquedos e garantindo também a biossegurança”, afirmou o diretor da escola, Argemiro Leite.

Com estas duas entregas, desde o início do projeto em 2017, chegam a 20 o total de parques instalados em escolas da Reme, beneficiando mais de 5,5 mil alunos e também o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental, pois com a confecção destes espaços aproximadamente 8 mil pneus tiveram um novo destino.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS