Artesanato | Com FCMS | 31/08/2019 08h34

FCMS seleciona artesãos para participar do Salão do Artesanato

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, seleciona a partir desta quinta (29 de agosto), artesãos e entidades representativas do artesanato, com suas respectivas produções, para ocupação de um espaço coletivo de 70m², para divulgação e comercialização de produtos artesanais de Mato Grosso do Sul no 13º Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras, em São Paulo – SP, que acontece de 9 a 13 de outubro de 2019.

Podem se inscrever artesãos e entidades representativas (pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos) que estejam cadastrados no Sistema de informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), com Carteira Nacional dentro do prazo de validade e que tenham disponibilidade e condições físicas para viajar e realizar a comercialização dos seus produtos durante o evento (no caso de artesão individual).

Serão disponibilizadas 11 vagas, sendo: quatro para artesãos individuais ou MEI; seis para entidades representativas do artesanato (pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos) e uma vaga para mestre artesão.

Os selecionados deverão arcar com as próprias despesas de passagens, traslados, hospedagem e alimentação durante todo o evento, que acontece de 9 a 13 de outubro de 2019, no Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera.

Ficará sob a responsabilidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul transportar as peças de artesanato de Campo Grande/MS a São Paulo/SP e de São Paulo/SP a Campo Grande/MS.

As inscrições serão realizadas até dia 13 de setembro de 2019 de forma presencial, na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 as 17 horas, ou pelos Correios, via Sedex, com aviso de recebimento (A.R.).

No dia 18 de setembro será divulgado na imprensa da Fundação de Cultura a lista provisória com os nomes dos selecionados, por ordem de classificação. Os participantes poderão apresentar recurso no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da publicação.

No dia 27 de setembro será divulgada a lista definitiva, após julgamento dos recursos apresentados, contendo os nomes dos interessados classificados, por ordem de pontuação, sendo que aqueles que ficarem fora do número de vagas oferecidas poderão ser chamados caso surjam novas vagas, respeitando sempre a ordem de classificação.

Caso o número de selecionados não atinja o número de vagas oferecidas, a seleção de outros artesãos ficará a critério do presidente da FCMS, em consenso com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, atendendo aos mesmos requisitos, até atingir o quantitativo de vagas disponibilizadas.

No caso da impossibilidade de comparecimento ou ausência de confirmação da participação, o selecionado será automaticamente considerado desistente e o candidato que se classificou na sequência da ordem de pontuação será convocado para substituir a vaga.

O Salão do Artesanato terá sua 13ª edição realizada em São Paulo, contando com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro, que levará para o evento 26 Estados e o Distrito Federal, com o melhor da produção artesanal de cada um deles.

Além dos estandes dos Estados coordenados pelo PAB, artesãos com produção individual, cooperados, associações e outros órgãos de fomento ocuparão os 19 mil m² do Pavilhão da Bienal com mostra e venda de produtos artesanais de várias tipologias, confeccionados com técnicas variadas e diferentes matérias-primas.

Na Praça dos Mestres será possível ver Mestres Artesãos de vários estados fazendo suas peças ao vivo. O Salão terá um palco destinado a apresentações culturais de grupos folclóricos de música e danças típicas e uma praça de gastronomia com pratos típicos de todas as regiões brasileiras. É um evento que mostra toda a diversidade cultural do Brasil, em cores, sons e sabores.

Mais informações sobre o evento no site www.salaodoartesanato.com.br Informações sobre a participação dos artesãos de Mato Grosso do Sul podem ser obtidas com a gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS pelo telefone (67) 3316-9107.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS