Artesanato | Com FCMS | 06/10/2023 10h26

Fundação de Cultura apoia o II Congresso Estadual dos Artesãos de MS

Compartilhe:

O II Congresso Estadual dos Artesãos de MS será realizado de forma online na próxima segunda-feira, 9 de outubro, a partir das 14h30. O evento é uma realização da Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Artems) em parceria com a Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, com o apoio da Fundação de Cultura.

A gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, explica que o II Congresso Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul vem para discutir as políticas públicas para o artesanato de Mato Grosso do Sul e do Brasil. “Ele tem importância para que esta nova gestão do governo possa idealizar as políticas públicas para até 2027. Durante o evento vão ser eleitos 30 delegados que vão participar do Congresso Nacional dos Artesãos do Brasil que acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro em Brasília. A importância é discutir as políticas públicas para o artesanato em nível estadual e levar isso para nível federal. Vão ser discutidas políticas estaduais para firmar um documento para que seja dispensado para os governos estadual e federal para que essas políticas públicas sejam efetivadas”.

Márcia Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Artesãos Brasileiros (CNARTS) e uma das palestrantes, falou sobre a importância da regulamentação da profissão de artesão. “A importância do Congresso para os artesãos do Brasil será a regulamentação, porque a nossa lei 13180/2015 deu o reconhecimento da profissão. Hoje nós somos trabalhadores, sendo que a lei ficou sem ver nenhuma discussão, tanto da categoria quanto da parte do Governo Federal. Nós precisamos ser regulamentados para ter nossos direitos. Hoje o foco do Congresso Nacional será esse: a regulamentação e também as questões das políticas públicas que inserem outras demandas, outros direitos perante o Governo Federal. Estamos em busca de uma Secretaria Nacional para o artesanato e também programas que venham atender os artesãos do Brasil”.

Beatriz Soares, presidente da Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Artems), organizadora do evento, vai na mesma direção, falando sobre a importância da regulamentação da profissão de artesão. “O objetivo do evento é levantar as demandas para criação de políticas públicas para o artesãos. Vamos tirar uma delegação de 30 artesãos para debater no Congresso Nacional que vai acontecer de 07 a 09 de novembro desse ano em Brasília precisamos levantar as necessidades dos artesãos brasileiros para a criação de políticas públicas brasileiras como também trabalhar a regulamentação da profissão do artesão. Temos a lei 13.180 reconhecendo a profissão do artesão de 2015 mais até hoje não foi regulamentada”.

Para participar, basta acessar o link: https://abre.ai/artesaoms

Confira abaixo a programação completa:

Dia: 09/10 Horário: 14:30 as 18:00 (horário de MS)

Link do congresso: https://abre.ai/artesaoms

14:30 – Abertura do II Congresso Estadual de MS – Boas Vindas e leitura do Regimento Interno: Beatriz Soares – Vice-Presidente da AMI (associação dos Micro Empreendedores Individuais de MS)

15:00 – Apresentação das Políticas Públicas para os artesãos do Brasil realizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro.

Palestrante: Raissa Alessandra Rossiter;

Diretora do Departamento de Artesanato e Microempreendedor Individual (DAMEI) da, Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo (SEMPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

15:40 – Apresentação da Confederação Nacional dos Artesãos Brasileiros e as Políticas Públicas desenvolvidas e Apresentação do VIII CONTRARTE (Congresso dos Trabalhadores Artesãos).

Palestrante: Márcia Oliveira

Presidente da Confederação Nacional dos Artesãos Brasileiros (CNARTS)

16:30 – Projetos Desenvolvidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro em MS e Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.

Palestrante: Katienka Klain

Gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais;

Coordenadora do PAB/MS.

17:00 – Projetos desenvolvidos pelo SEBRAE/MS, no setor artesanal.

17:30 – Eleição dos Delegados que representarão os artesãos de MS no VIII CONTRARTE (Congresso dos Trabalhadores Artesãos).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS