Artesanato | Da redação | 02/06/2017 09h54

Indígenas participam de oficina de produção de instrumentos artesanais

Compartilhe:

Aconteceu nesta quarta-feira (31.05), no Xirukaraí, na aldeia do Panambizinho, a 1 ª Oficina de produção de instrumentos artesanais. A ação é parte do projeto Yvy Akandiré –Terra Sagrada – e contou com a participação de professores e alunos das escolas municipais da reserva indígena.

O professor Anastácio Peralta, coordenador do Núcleo Especial de Educação Indígena (Neei), juntamente com o ‘ancião’ da aldeia, Olímpio Barbosa, e a professora Maria Leda, ministraram a oficina, que contou ainda com produção de tintas naturais.

Dezenas de arcos, flechas e lanças foram produzidas e serão utilizados nas diversas modalidades esportivas que integrarão os jogos olímpicos da reserva indígena.

Peralta destaca que o objetivo é um trabalho tendo em vista fortalecer a cultura indígena e preparar as atividades junto aos alunos para os jogos.

“São atividades da nossa cultura que precisam ser parte junto às outras como o futebol e o atletismo, com nossas particularidades. Já estamos preparando também danças e rezas para a programação e outras oficinas vão acontecer”, destacou.

Os jogos Olímpicos acontecerão na vila Olímpica nos dias 30 e 31 de agosto e 01 e 02 de setembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS