Artesanato | Da redação | 16/03/2017 14h13

Medalha Conceição dos Bugres será concedida à entidades e artesãos

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (16/3), a partir das 19h, no Plenário Júlio Maia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza a Sessão Solene para a entrega da Medalha “Conceição dos Bugres”, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis. O evento concede a honraria aos que se destacam por sua criatividade. A deputada destacou a importância de celebrar a vida e o trabalho de pessoas "que perpetuam cultura e história em nosso Estado".

As homenagens fazem parte da "10ª Semana do Artesão", que começou ontem (13/3) e se estende até o dia 19 deste mês. Receberão a honraria: Juliano Laurindo Rodrigues, Luiz Carlos Araújo, Dione Assumpção do Nascimento, Odirmo Coimbra, Nadyr Diehl Colombelli, Serginho Turibio da Silva, Sebastiana Nantes Milan, Sérgio Gonçalves, Fania Catarina Martins dos Santos, Marileize Ourives Nogueira, Kelle Almeida Teixeira, Antônia Hanemann, Rossana Luckner, Silvia Stumpo, Andrea Lacet, Elisabeth do Nascimento Teixeira, Rafael Ferreira Lott, Lourdes de Jesus Nascimento dos Santos.

Os artesãos Jedalia de Souza Irmão, Monique Klein, Davi Ojeda, Claudia Cristina Castelão, Luís Mauro da Silva, Valdecy Alves do Nascimento, Sotera Sanches da Silva, Assunção Alves, Aparecido de Mello Escarmarhani, Riverarte, Marilde Cecília Ferreira, Sérgio Augusto Ramos, Agripino Soares de Magalhães, Rosângela Cacho Amados, Aline Maiara Pereira da Silva, Manoel Athayde Netto, Nargete de Oliveira Morilha, Cléber Ferreira de Britto, Izabete Martins Leite, Sandra Célia Nagler, Eliana Imanaga, Salvador Pereira Lescano, Ademir Macedo Alves, Júlio Horta Resquim, Mariano Antunes Cabral Silva e Walter Lambert também serão homenageados.

Receberão a medalha no evento o Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart), a Associação dos Produtores Artesanais e Artistas Populares de MS (Proart), a Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes (API), a Associação dos Microempreendedores Individuais de MS (AMI) e a Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (ARTEMS).

Conceição dos Bugres - A medalha leva o nome da artesã gaúcha, que nasceu em Povinho de Santiago (RS). Aos seis ela se mudou para o Estado e criou o principal artefato da iconografia sul-mato-grossense, o Bugre, esculpido em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberto com cera de abelhas, com cabelos e detalhes inicialmente feitos com carvão e posteriormente substituídos por tinta preta.

Os bugres foram inicialmente vendidos nas feiras e depois exportados para países distantes, levando o nome do Estado a diferentes lugares. Após sua morte, em 1984, seu trabalho continuou sendo realizado pelo seu marido. Quem deu continuidade é seu neto Mariano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS