Artesanato | Da redação | 13/03/2018 14h16

Oficina de Ecobags abre caminho para núcleo de produção artesanal

Compartilhe:

Inserida na programação da 11ª Semana do Artesão, promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Oficina de Ecobags será o embrião do mais novo núcleo de produção artesanal da Capital. As aulas acontecem de 22 de março a 7 de maio na região das Moreninhas, em Campo Grande. E o melhor: são gratuitas.

As aulas serão ministradas pela artesã Isabel Doering Muxfeldt e focam na produção artesanal de utilitários e acessórios de moda a partir da reciclagem de embalagens, transformando matéria-prima descartada em peças inovadoras e únicas.

De acordo com Isabel Muxfeldt, as aulas capacitarão os novos artesãos no reaproveitamento de embalagens de cebola, batata, limão e laranja, sobras de tecidos como jeans, brim, lona de caminhão entre outros, utilizando a costura e crochê.

Toda essa matéria-prima dará origem a bolsas – podendo ser utilizadas na feira, supermercado, praia, rio – lixinhos de carro, saquinhos para guardar sapatos e outros produtos e acessórios que a criatividade mandar.

Além de capacitar novos artesãos e inspirar a criação de peças exclusivas, a oficina possibilita a abertura de novos horizontes nas finanças com a geração de trabalho e renda, capacitando os alunos nas diversas áreas necessárias, passando pela reciclagem, costura e customização com referência cultural.

Inscrições e aulas

A Oficina de Ecobags possui carga horária total de 80 horas e prevê aulas às segundas, terças e sextas, das 14h às 18 horas para uma turma com capacidade de 20 alunos. O curso será realizado no Grupo das Amigas, na Rua Oeiras, 184 – Moreninhas I.

As inscrições podem ser realizadas diretamente com a ministrante e estarão abertas – para maiores de 16 anos – até a formação da turma. Todo o material será fornecido pela artesã para os alunos.

Ministrante

Isabel Doering Muxfeldt produz peças com design exclusivo, de alta qualidade e de fácil aceitação no mercado. Além disso, possui vasta experiência em ministrar cursos. A Oficina de Ecobags já foi realizada no Festival de Inverno de Bonito 2017 e no Instituto Guataverá de Apoio Sociocultural em Campo Grande.

Possui pós graduação “Latu-Sensu” – Especialização em Artesanato Empreendedor: Design, Gestão e Cultura Regional – UFMS (2005/2006); Formação em Economia Doméstica – Licenciatura Plena – Universidade de Passo Fundo/RS (1983) e Formação em Artes Práticas – 1º Grau – Universidade de Passo Fundo/RS (1981).

Serviço: A Oficina de Ecobags acontece de 22 de março a 7 de maio no Grupo das Amigas – Rua Oeiras, 184 – Moreninhas I. Aulas às segundas, terças e sextas, das 14h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas com Isabel Muxfeldt pelo telefone 99902-1803 e com a Gerência de Artesanato no 3316-9107.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS