Audiovisual | Da redação | 17/07/2016 17h13

Congresso sobre Recursos Audiovisuais começa na 4ª

Compartilhe:

O curso de Artes Cênicas da UEMS de Campo Grande, em parceria com a Fundect/MS realizará, entre os dias 20 e 23 de julho, o Congresso Recursos Áudio Visuais na Cena Contemporânea, que acontecerá no prédio da unidade universitária, na capital.

O objetivo do evento é discutir a realidade da cultura e das artes cênicas no Estado, bem como abordar aspectos técnicos para um bom desempenho teatral como iluminação, figurino, maquiagem e trilhas sonoras.

De acordo com o professor da UEMS, Marcus Villa Góis, é fundamental estudar os meios e os modos de lidar com os elementos sonoros e visuais. “É importante perceber que a rua é o cenário de diversas manifestações, que a ausência de cenário não é uma impossibilidade – já que o palco nu ou a rua deserta desempenham papéis significantes diversos”, explica.

Os eixos temáticos do evento serão 1. Cenografia, Iluminação, Figurinos, Maquiagem ou Sonoplastia; 2. Educação dos Recursos Áudio Visuais; e 3. Fronteiras com os elementos Visuais e Auditivos. As abordagens irão promover uma reflexão ampla sobre Teatro, a Dança, o Teatro de Rua, as Manifestações Folclóricas e Populares, as Performances e o Circo no MS.

O Congresso Recursos Áudio Visuais na Cena Contemporânea aceitará inscrições de Ouvintes e Participantes. Os Participantes deverão apresentar um Resumo Simples de artigo ou um Resumo Expandido. Os Resumos Expandidos serão comunicados oralmente pelos autores e publicados. Os Resumos Simples serão somente publicados. Os ouvintes só participarão das oficinas, palestras e espetáculos.

Abaixo segue a Programação do evento. Mais informações estão disponíveis neste link.

Programação

20 de julho – na UEMS

-13h às 14h – Credenciamento

-14h às 18h – Oficina de Tingimento em Tecido com Haroldo Garay

18h30 – 21h30 – Apresentação de trabalhos científicos

Tema: Recursos Áudio Visuais da Cena Contemporânea

21 de julho – na UEMS

8h às 12h – Curso de Técnicas Básicas da Maquiagem, com Beto Laplagne

13h – 17h Curso de Técnicas básicas da cena: Cenografia e Cenotécnica, com Maurício Pedrosa

18h às18h30 – Experimento n°4 (espetáculo)

18h30 – 21h30 – Simpósio: Recursos Áudio Visuais da Cena Contemporânea – Estudos de caso. Com: Haroldo Garay – MS; Nill Amaral – MS; Thathy D’Meo – MS; Carol Jordão – MS

22 de julho – no SESC Horto

8h -12h – Curso de iluminação, com Eduardo Tudella

13h – 17h – Oficina de Trilha Sonora

17h – 18h30 – O Zoológico de Vidro (espetáculo)

18h30h – 21h30 – Seminário: Recursos Áudio Visuais da Cena Contemporânea na Licenciatura em Artes Cênicas. Com Beto Laplagne – UFS; Maurício Pedrosa – UFBA; Eduardo Tudella – UFBA.

23 de Julho – no SESC Horto

14h – 19h (filmes e cenas de alunos)

20h – 21h30 – O Zoológico de Vidro

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS