Audiovisual | Da redação | 20/10/2016 15h12

Grupo de Trabalho vai elaborar o Plano Setorial do Audiovisual de MS

Compartilhe:

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje, 20 de setembro, documento de criação do Grupo de Trabalho do Audiovisual (GTA) para o planejamento e elaboração do Plano Setorial do Audiovisual de Mato Grosso do Sul (PSA/MS). O GTA constitui um grupo executivo estadual, de natureza temporária, com seu término coincidindo com a sanção da lei que cria o Plano Setorial do Audiovisual de MS.

O roteiro elaborado para a construção do diagnóstico para elaboração do PSA/MS informa que o Plano deve espelhar a força viva da realidade concreta que a sociedade sul-mato-grossense vive, historicamente contextualizada, suas condições econômicas, sociais e culturais, suas dificuldades, limitações, vocações e perspectivas. Esta fase compõe-se do conhecimento dessa realidade e da história do audiovisual no Estado, de forma sistematizada, conforme o detalhamento a seguir: Caracterização do Estado; contextualização histórica; políticas públicas para o audiovisual; audiovisual na perspectiva da gestão, da dimensão simbólica, da participação social, da dimensão cidadã e da dimensão econômica.

A formação do Grupo de Trabalho do Audiovisual é o primeiro passo para a construção do Plano. A composição do grupo foi indicada no primeiro Seminário Estadual do Audiovisual/2016, no Museu da Imagem e do Som, incluindo posteriormente a participação de representantes da Fertel, UFMS, UFGD, IFMS, ACV, Sintercom.

Os componentes do GTA são:

Representantes de órgãos governamentais: Titular Suplente: Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) – Andréa Escobar Freire, Pedrina Gomes da Silva, Claudia Medeiros, Luciene da Silva Bicudo Cardoso. Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) – Eliane dos Santos Miranda, Vitor Hugo de Souza da Silva Maia, Lidiane Alves Lima Ferreira, Soraia Aparecida Ferreira Rodrigues, Alexandre Prado Sogabe, Fabio Mateus Coelho Pellegrini Freitas. Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de MS (Fertel) – Luciene Tanno Nogueira, Carlos Rodrigo Diehl.

Representantes das universidades públicas: Titular Suplente: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Vinicius Villas Boas Neto Bazenga Vieira, Adriana Orrico Carvalho. Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Thales Albano de Sousa Pimenta, Bruno Augusto da Silva. Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)- Hélio Augusto Godoy de Souza, Marcos Paulo da Silva. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – André Giulliano Mazini, Emmanuelly Castro dos Santos.

Representantes da sociedade civil: Titular Suplente: Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul (ACV-MS) – Luiz Gonzaga Crosara Junior, Alessandro Riquelme Ribeiro. Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão, Televisão, Publicidade e Similares do MS (Sintercom-MS) – Rose Borges Odil Santana Martins. Colegiado Setorial Estadual do Audiovisual de MS (CSEA-MS) – Airton Raes, Candido Alberto da Fonseca, Belchior Cabral, Fabiana Assis Fernandes, Carolina Barbosa Lima e Santos Salim Ramos Hassan.

A coordenação do GTA para o planejamento e elaboração do PSA/MS será exercida pela diretora-presidente da FCMS, Andréa Freire. As atividades e ações do GTA do PSA/MS poderão ser desenvolvidas em parceria com as demais instituições públicas e privadas envolvidas com o tema.

Os próximos passos serão a abertura do processo de construção do PSA/MS, de outubro até julho de 2018 com a realização de oficinas para proposições ao Plano, plenária final de proposições, documento preliminar do Plano ; audiência pública do Plano na Assembleia Legislativa de MS ; documento final do PSA/MS para o decênio 2018-2027, e finalmente, a publicação em livro e o lançamento do Plano Setorial do Audiovisual.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS