Audiovisual | Da redação | 29/04/2017 18h39

MAD-UFGD: Confira os filmes exibidos pela Mostra Nacional

Compartilhe:

O mês de maio está chegando e com ele a já tradicional Mostra Audiovisual de Dourados (MAD), realizada pela UFGD. Entre os dias 18 e 28, os amantes da sétima arte terão acesso gratuito a uma programação diversificada que inclui exibição de longas, curtas, oficinas, workshops e show musical.

Depois de divulgada a programação da Mostra Infantil, chegou a vez de conhecer os filmes confirmados para a Mostra Nacional. Divididos entre as categorias Documentário e Ficção, as obras desse ano são Cinema Novo, Deserto, A Dama do Rasqueado e O Cavalleiro, Elyseu.

Confira, abaixo, a programação da Mostra Nacional:

O CAVALLEIRO, ELYSEU (20 de maio)
63′ | 2016 | Documentário| Dir. Iulik Lomba de Farias
Classificação: Livre

Sinopse: O longa-metragem “O Cavalleiro, Elyseu”, dirigido por Iulik Lomba de Farias, se trata de um documentário biográfico sobre o cineasta e documentarista Elyseu Visconti Cavalleiro, um dos expoentes do Cinema Marginal Brasileiro. A equipe imergiu intensamente no universo criativo do personagem, acompanhando o artista nos seus últimos anos de vida (2010-2014). Os encontros periódicos ocorriam em sua residência na cidade de Teresópolis, e lá os registros de seus relatos pessoais e reflexões filosóficas sobre Cinema eram captados. A partir disso, as imagens reunidas pela equipe durante o longo processo de filmagem, foram interseccionadas a materiais de arquivo da família Visconti, e a trechos de filmes do próprio Elyseu.

BR 716 (20 de maio)
89′ | 2016 | Ficção| Dir. Domingos Oliveira
Classificação: 14 anos

Sinopse: Na intensa boemia carioca nos anos 1960, o engenheiro e aspirante a escritor Felipe leva uma vida regada aos prazeres do álcool, em festas alucinantes realizadas num apartamento dado por seu pai, na famosa rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Lá, ele e seus amigos desfrutam de tudo que a liberdade pode oferecer, mesmo em meio a um momento político complicado.

CINEMA NOVO (21 de maio)
90′ | 2016 | Documentário | Dir. Eryk Rocha
Classificação: Livre

Sinopse: CINEMA NOVO é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.

A DAMA DO RASQUEADO (21 de maio)
76′ | 2017 | Documentário| Dir. Marinete Pinheiro
Classificação: Livre

Sinopse: Precursora do rasqueado, Delinha é considerada A Grande Dama de Mato Grosso do Sul. Com 80 anos de idade, sendo mais de 50 dedicados à música, ela continua cantando e encantando nos bailes repletos de fãs. O DVD "Dama do Rasqueado" mostra rastros da trajetória da cantora ao lado de Délio, os caminhos e inspirações para a dupla gravar mais de 20 discos, todos com composições próprias, produzindo a maior discografia artística do Estado. O filme traz participações especiais de artistas que recriam canções e revelam o talento e a poesia de Délio e Delinha. Um mergulho nas raízes do rasqueado e na própria história da música de Mato Grosso do Sul.

DESERTO (27 de maio)
100′ | 2016 | Ficção| Dir. Guilherme Webber
Classificação: 14 anos

Sinopse: Livremente inspirado na obra “Santa Maria do Circo” de David Toscana.
Um pequeno grupo de artistas viaja pelo sertão brasileiro apresentando um espetáculo. Ao chegar num pequeno vilarejo, descobrem uma cidade abandonada, casas, igreja e uma fonte que jorra água limpa, tal qual milagre de um deserto bíblico. Cansados e combalidos da vida errante, os artistas decidem se instalar no vilarejo e fundar uma nova comunidade, dando a si mesmos papéis diferentes daqueles que exerceram por toda a vida. Esta nova configuração, entretanto, vai revelar a estes artistas os piores vícios da vida civil.

Sobre a MAD

A 5ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) ocorrerá de 18 a 28 de maio de 2017, e é uma realização da Coordenadoria de Cultura da UFGD, vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEX. O objetivo é proporcionar um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual regional e nacional.

Mais informações podem ser acessadas em https://www.madufgd.com/.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS