Audiovisual | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 20/08/2012 12h31

MIS promove debate sobre Audiovisual e Integração na América Latina nesta quarta-feira

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (22 de agosto), às 14 horas, o debate “Audiovisual e Integração na América Latina”. O evento, realizado em parceria com o Grupo Folclórico Boliviano T’ikay, a UFMS/CIPAN e Uniderp Anhanguera, faz parte do programa Cultura em Situação, organizado pelo Núcleo Educativo do MIS.
 
O debate é aberto ao público e tem o objetivo de discutir como o audiovisual pode interferir no processo de integração em nosso continente, tanto em questões culturais como nas sociais, históricas e contemporâneas.
 
Estarão presentes os professores Osman Macedo (Uniderp Anhanguera), Suzana Mancilla Barreda (UFMS/CPAN) e Joanna Durand Zwarg (UFMS/CPAN), Ingra Mancilla, do Grupo T’ikay e Rodolfo Ikeda, coordenador do MIS.
 
Ao trazer participantes que trabalham efetivamente com questões relacionadas às fronteiras com Bolívia e Paraguai, o debate pretende não só estreitar tais relações, mas também ampliá-las, discutindo e destacando as possibilidades que nosso rico e multifacetado patrimônio cultural, formador da identidade ímpar de Mato Grosso do Sul, oferecem.
 
Antes do debate será exibido o média-metragem “Entremundos”, produzido por Rodolfo Ikeda. “O filme suscita e ilustra a questão: o audiovisual pode, de fato e de direito, interferir na integração da América Latina? Quando, como, onde, porquê e com quem? Estas são perguntas que pretendem ser discutidas durante o debate e que merecem a atenção do público, tendo em vista que depende da consciência de todos o sucesso de nossa integração, seja ela individual ou continental, audiovisual ou não”, analisa.
 
O Programa Cultura em Situação foi instituído em 2007 e elaborado em parceria com o Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
 
Através dele pesquisadores realizam palestras, debates e seminários ligados a temas diversos, como arte contemporânea, cinema, literatura e questões relacionadas à identidade sócio-cultural e histórica do Estado, apresentando os resultados de pesquisas no campo cultural a estudantes do ensino fundamental ao superior, profissionais liberais e público em geral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS