Carnaval | Da Redação/Com Diário Online | 21/01/2013 10h53

Com novo layout, Esplendor do Samba chega a sua 4ª edição

Compartilhe:
 Ricardo Albertoni foi o criador da logo original e da atual, mais incrementada. Ricardo Albertoni foi o criador da logo original e da atual, mais incrementada. (Foto: Divulgação/Diário Online)

Com um layout mais imponente, a logomarca do Esplendor do Samba é uma das novidades deste ano da premiação que concede aos melhores do carnaval corumbaense o reconhecimento em forma de uma placa dourada que, como o slogan do prêmio diz, tem o intuito de "eternizar o brilho da avenida".

Em sua quarta edição, o Esplendor do Samba ganha "cara nova", mas mantém a ave símbolo do Pantanal, o tuiuiú, como elemento principal de sua identificação visual. A ave estilizada continua com a cor dourada, que caracteriza o prêmio, porém se coloca de asas abertas, o que traz uma simbologia, conforme explicou o designer gráfico do jornal Diário Corumbaense e do site Diário Online, Ricardo Albertoni, criador da logomarca original e que a incrementou para as novas edições.

"O tuiuiú veio alçando voo sobre a General Rondon, mostrando a imponência da ave símbolo do pantanal que abraça a passarela do samba num desejo de unir carnaval, samba e natureza", disse ao comentar ainda que a logomarca privilegia o dinamismo.

"As formas usadas para montar a imagem da ave pantaneira são basicamente as curvas, justamente para remeter ao movimento, característica também bastante presente no carnaval, que é feito da energia do nosso povo", comentou Albertoni.

Treze placas serão entregues durante a festa de premiação, que está programada para o dia 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, a partir do meio-dia, no Espaço M do Hotel Nacional. O local abriga, com a edição deste ano, pela terceira vez a festa que reúne entre seus convidados, personalidades e figuras do samba de todas as dez escolas de samba de Corumbá, bem como autoridades e pessoas do meio cultural da cidade.

O Esplendor do Samba será entregue em dez quesitos: Comissão de Frente; Samba-Enredo; Fantasia e Alegorias; Harmonia e Evolução; Mestre-Sala; Porta-Bandeira; Intérprete; Ala das Baianas; Bateria e Enredo, além da Melhor Escola de Samba no grupo Especial. No Grupo de Acesso, a premiação é apenas para a Melhor Escola. Uma personalidade do Carnaval também será homenageada nesta edição.

A avaliação leva em conta a opinião de representantes dos veículos de comunicação convidados e a análise de um Comitê de Avaliação do jornal Diário Corumbaense que, este ano, assume integralmente a organização do prêmio. Nove veículos de comunicação de Corumbá confirmaram participação como avaliadores da premiação. São eles: Rádio Difusora AM; Rádio Band FM; Jornal Folha de Corumbá; Rádio Fronteira AM; Site Vitrine Virtual; Nova Rádio Clube AM; Rádio FM Pantanal; Site Corumbaladas e Jornal Correio de Corumbá.

A diretora geral do jornal Diário Corumbaense e do site Diário Online, jornalista Rosana Nunes, destaca a importância dos parceiros que, pelo quarto ano consecutivo, apostam no carnaval de Corumbá, ao somarem na realização do Esplendor do Samba.

"Para nós é uma satisfação muito grande vermos o amadurecimento da premiação, que busca reconhecer o trabalho dos personagens que fazem o Carnaval de Corumbá. E podermos contar com a participação dos colegas da imprensa nesse projeto é muito importante, pois estes profissionais acompanham o trabalho nos barracões e o resultado final, na avenida. Quero ressaltar também o apoio dos patrocinadores, alguns que estão conosco desde a primeira edição, e outros que somaram ao projeto este ano. O Esplendor está consolidado e já se tornou uma premiação aguardada pela comunidade do samba", concluiu.

A quarta edição do Esplendor do Samba tem o apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, Enersul, Hotel Nacional, Hering Original, Faculdade Salesiana Santa Teresa, Letraço Comunicação Visual, Inov'ART Serigrafia e site Vitrine Virtual.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS