Carnaval | Da Redação/Com Campo Grande News | 13/02/2015 14h45

Corumbá ensina a gostar da folia

Compartilhe:

De longe se ouve a música que vem do trio elétrico e a cantoria dos foliões na avenida. A noite desta quinta-feira foi da descida de um dos blocos mais tradicionais do Carnaval corumbaense, o "Chupeta", que atrai uma multidão fantasiada de tudo o que se possa imaginar. A origem de quem acompanha a muvuca também é bem variada, tem quem esteja de passagem, quem veio ao acaso e quem conheceu o que é o Carnaval aqui, na Cidade Branca.

Quando veio estudar Psicologia em Corumbá, o paraense Enio Ricardo Macedo Vilhena, de 25 anos, ouviu que apesar de tudo, o Carnaval da cidade valia à pena. A propaganda, na opinião dele, não foi enganosa, pelo contrário. Desde 2012 na Cidade Branca ele aprendeu a gostar da folia.

"Comecei a gostar aqui, é tudo, tem de todo tipo: escola de samba, blocos de rua", comenta. O da sua preferência são os blocos de rua independentes. Ainda com toda distância da terra natal, ele já tinha ouvido falar do feriado e das comemorações aqui. "Me falaram que apesar de tudo - os mosquitos e o calor - o Carnaval era bom e é ótimo", brinca Enio.

Professor universitário, Alexandre Cougo, de 33 anos, é gaúcho. O Carnaval nesta época do ano não é nenhuma novidade, mas é muito bem visto pela Cidade Branca. "Eu já curtia, mas o daqui é muito mais bonito. Lá não é tão forte e nem tão organizado quanto daqui", compara.

Nas palavras de Alexandre, a principal diferença está nos foliões. "Aqui faz parte da alegria do povo. O número de pessoas é muito diferente. Aqui a gente vê a galera na rua. Aprendi a gostar mais de Carnaval em Corumbá, onde as pessoas têm vontade, o povo se prepara para isso", descreve.

Depois de toda propaganda que o irmão fez, o contador Vilson Nani, de 45 anos, teve de vir tirar as próprias conclusões. Do Paraná, ele conta que já passou por vários municípios do Estado onde vive, mas nada que se compare.

"É melhor em tudo, na animação. Como eu fiquei sabendo? Meu irmã que falou que eu tinha e que ia gostar. Comecei e é muito bom mesmo", completa. Essa é a segunda temporada passada aqui no feriado e dessa vez, será bem prolongada. "Gosto muito, tanto é que só vou embora dia 21", admite.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS