Carnaval | Da Redação/Com Assessoria | 25/01/2013 13h23

Definidas normas de credenciamento e cobertura do carnaval de Corumbá

Compartilhe:

A Prefeitura de Corumbá está realizando o cadastramento de veículos e profissionais da imprensa para cobertura do "Carnaval Cultural - Patrimônio da Alegria", que acontece de 08 a 12 de fevereiro. Para se cadastrar é preciso preencher o formulário que está disponível no site www.corumbacarnaval.com.br, na página específica para a imprensa.

O cadastramento deve ser realizado pelo responsável do próprio veículo de comunicação, contendo o nome do profissional, nome da instituição onde trabalha, função (repórter, fotógrafo, radialista, cinegrafista ou auxiliar), Registro Civil/CPF, email, telefone fixo e telefone celular. O prazo vai até o dia 31 de janeiro.

Após preenchido, o formulário deve ser encaminhado para a equipe da Assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura de Corumbá, que providenciará o credenciamento dos veículos e seus respectivos profissionais que irão trabalhar na cobertura do melhor e maior carnaval do centro oeste brasileiro.

No dia 1º de fevereiro, uma equipe da Assessoria de Comunicação estará atendendo os responsáveis pelos veículos de comunicação que solicitaram credenciamento de profissionais. Todos deverão comparecer a esta assessoria, com uma foto 3 X 4 dos profissionais que irão trabalhar na cobertura do Carnaval, bem como o registro profissional do mesmo (DRT).

Normas

A Prefeitura vai disponibilizar camarote para a Imprensa, onde serão instalados equipamentos de rádio e Internet. É bom lembrar que só terão acesso ao local, aquelas pessoas que vão realmente trabalhar.

Em caso de emissoras de rádio, serão disponibilizadas duas credenciais para o camarote (locutor e comentarista). Os repórteres vão ficar na pista e receberão credencial de pista. Técnicos de som também receberão credencial de pista e só terão acesso ao camarote em caso de algum problema em equipamentos. Eles, antes, instalam e deixam o recinto.

Já para sites de notícia, o acesso ao camarote ficará restrito aos jornalistas (dois por cada veículo). A Prefeitura vai disponibilizar um ponto de internet para cada veículo de comunicação.

Os fotógrafos receberão credenciamento de pista. Em caso de necessidade de disponibilizar fotos nos sites, solicitam a presença de um profissional do grupo na entrada do camarote, entrega o cartão de memória e retorna à pista.

Não vai ser permitida permanência de fotógrafos no camarote, exceto quando alguma autoridade for conceder entrevista a imprensa. Neste caso, ele sobe, faz o seu trabalho e deixa o local. O mesmo critério vale para cinegrafistas.

Nos camarotes será proibido também o acesso de pessoas ligadas a sites de entretenimento. Quem trabalha nestes veículos (mídia social) receberá credenciamento especial que lhe dará direito a realizar cobertura fotográfica na pista, atendendo os limites estabelecidos pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), bem como pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc).

Credenciais

Para facilitar o trabalho de todos, a Prefeitura de Corumbá vai disponibilizar cinco credenciais para cada emissora de rádio: um locutor, um comentarista, dois repórteres de pista e um técnico de som. Já os sites de notícias terão direito a quatro credenciais, sendo dois jornalistas e dois fotógrafos.

Para emissora de TV, o credenciamento será diferenciado. Como realizam um trabalho mais de pista, no circuito da folia, serão disponibilizadas credenciais para os jornalistas previamente informados pela emissora, bem como para cinegrafistas e auxiliares, lembrando que as equipes terão acesso ao camarote da imprensa, somente no momento em que alguma autoridade for conceder entrevista.

É bom lembrar que a fiscalização na portaria do camarote será rigorosa e de forma alguma será permitido acesso de pessoas acima do número previamente estabelecido por veículos. A restrição quanto ao número de pessoas no camarote se faz necessária para facilitar o trabalho de toda a imprensa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS