Carnaval | O Estado MS | 01/02/2016 14h47

Escola aposta no tema futebol, a paixão do povo

Compartilhe:

O Carnaval dos carnavais. Este refrão embalou os desfiles da escola de samba Imperatriz nos anos 70 do século passado em Corumbá, traduzindo na avenida as raízes carnavalescas dos irmãos Luiz, Maria Aurea, Janir, Nadyr e Pitu, da família Cambará. A escola dava continuidade à criação do bloco Gente Boa Somos Nós. A história da família virou livro, ganhou no ano passado uma exposição do Sesc Corumbá e hoje pode ser contatada pessoalmente no Varandas do Pantanal, reduto de corumbaenses na Capital.

Nos anos 90, a família se mudou para a Capital, mas deixou na Cidade Branca os frutos de sua semente. Hoje, a tradição da Imperatriz é revivida na avenida General Rondon pela escola Imperatriz Corumbaense, criada em 2007 pelo carnavalesco Clemilson Medina para homenagear a família Cambará e disputar o título do Grupo de Acesso. Neste ano, a escola busca subir para o grupo de elite com o tema “O Amor do Povo e da Imperatriz é o Futebol”.

A escola faz uma viagem no tempo pelas origens do esporte até chegar aos grandes times da atualidade, apostando na paixão nacional. “A Imperatriz vai levar pra avenida um tema bastante popular e, com isso, trazer o povo para perto da escola”, afirmou Clemilson.

A Imperatriz será a terceira escola a entrar na avenida General Rondon neste domingo, quando cinco agremiações disputam o título do Grupo de Acesso. Vai destacar os escudos dos principais times e reviver, e claro, nomes consagrados como Pelé, o Atleta do Século. “Falaremos também de uma mulher que fez sua história no futebol feminino, a Marta, rainha do futebol, eleita por cinco anos seguidos a melhor jogadora do mundo pela Fifa”, destacou Clemilson.

A escola também traz para a avenida uma mensagem de paz para as torcidas. “Vamos prestar uma homenagem ao Kevin [Kevin Douglas Beltrán Espada], torcedor do San José [time boliviano], que morreu após ser atingido por um sinalizador [atirado pela torcida do Corinthians]), na Bolívia”, revelou o dirigente da Imperatriz.

Criada em fevereiro de 2007, com as cores verde, amarelo, vermelho e branco, a escola tem como carnavalesco Jonilson Aguelho, o samba-enredo é de Victor Raphael e o intérprete é Xandão do Cavaco. A escola desfila com dez alas e quatro carros alegóricos, com 60 ritmistas e Cecília Santana como rainha da bateria.

SERVIÇO: Escola de samba Imperatriz Corumbaense, Grupo de Acesso. Ensaios no barracão da Império do Morro, escola parceira, na esquina da rua Frei Mariano com Porto Carreiro, todas as noites, às 20h. As fantasias das alas estão à venda por R$ 20 ou R$ 40. Contatos: 3231-9789 ou 9257-3210.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS