Carnaval | Da Redação/Com Campo Grande News | 15/02/2015 23h09

Ladário não tem desfiles e investe em blocos

Compartilhe:

Pelas Avenida 14 de Março, onde vão passar os blocos de rua, uma exposição fotográfica conta a história dos antigos carnavais. Em Ladário, as escolas de samba acabaram extintas e há 12 anos quem comanda o Carnaval são 18 blocos.

Na tentativa de resgatar os tempos de glória, a prefeitura quer também lançar uma publicação retratando a trajetória do município nos carnavais.

Desde sábado na folia, a programação do Carnaval encerra na terça-feira a expectativa é de reunir 4 mil pessoas por noite mesclando passado e presente. "Começou aqui, por conta da Marinha, a criação das escolas de samba da região", explica a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues.

Uma das primeiras escolas da região nasceu em Ladário na década de 1970, a "Deixa Falar". Em seguida surgiram outras que encerraram as atividades nos meados de 1990. Aos poucos, o Carnaval foi migrando de Ladário para Corumbá, onde a tradição de desfiles de escolas de samba é fortíssima.

"Ladário foi o berço das escolas de samba que surgiram na região, para isso estamos fazendo um levantamento histórico, por enquanto são relatos pela oralidade mesmo", completa Wanessa.

Os blocos acabam recebendo toda atenção e até um CD é distribuído para a população com sete samba enredos compostos por artistas locais dos blocos Catumbi, As poderosas de Ladári, As sinceras, Kacique da Fuzarca, Sapo da madrugada, Boa esperança e ainda o cordão Carnavalesco Chuva de Prata.

"Nosso Carnaval aqui é mais tranquilo, com marchinhas e bailes populares e muitos nem saem daqui, aproveitam em Ladário", comenta a diretora.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS