Carnaval | Da redação/Com Assessoria | 27/01/2013 17h58

Lançamento do Carnaval atrai foliões ao Jardim da Independência

Compartilhe:
Prefeito Paulo Duarte lançou oficialmente programação do carnaval cultural Prefeito Paulo Duarte lançou oficialmente programação do carnaval cultural (Foto: Assessoria de Comunicação)

Contar a história da folia, mostrando a festa como uma das manifestações artísticas mais importantes e significantes da cultura local. Esse é o objetivo da Prefeitura de Corumbá com a realização do "Carnaval Cultural - Patrimônio da Alegria", lançado oficialmente na noite de sábado, 26 de janeiro, no Jardim da Independência.

"Este será um carnaval com muita festa, alegria e principalmente segurança. Queremos que todos saiam satisfeitos de nossa casa. Queremos que os turistas voltem e indiquem nossa casa para outros. Destacamos que temos um carnaval cultural, pois nossa festa é resultado de anos de história e de cultura da cidade", disse o prefeito Paulo Duarte durante o lançamento. "É com muita alegria e satisfação que damos o pontapé inicial no carnaval cultural de nossa cidade", completou.

Ainda segundo o prefeito, o carnaval "traz alegria, descontração e união", além de movimentar a cidade e a economia local. "Estamos nos empenhando em realizar um carnaval de paz, alegria e principalmente, muita responsabilidade", argumentou.

Segundo Duarte, o Carnaval 2013 de Corumbá vai trabalhar a marca do carnaval cultural como uma forma de distinguir e valorizar a tradição da folia na história do município pantaneiro, reconhecido como o mais animado de todo o Mato Grosso do Sul. A partir do dia 1º de fevereiro, a Praça da independência, será transformada no Jardim da Folia.

"A abertura foi muito linda. Fiquei encantada com a apresentação de frevo, com a elegância dos componentes da escola de samba. Se a abertura foi assim, fiquei motivada a vir e assistir aos desfiles das escolas de samba. É um carnaval que agrada a todos, desde os avós, dos tempos das marchinhas, até os jovens que curtem axé e samba", disse ao Diário a dona de casa Miriam Ribeiro, 33 anos.

"Corumbá é carnaval. Tenho muitos amigos que deixam as cidades onde moram e vêm para Corumbá brincar o carnaval. Temos muitas atrações, como os blocos, as escolas de samba. Mas, o que encanta é a programação diversificada e o fato de manter nossa cultura. Mostramos nossas riquezas de alguma forma, seja nas mulheres que sambam, seja nas escolas de samba, nos blocos. O carnaval aqui é único", destacou Roberto Simões, 54 anos.

O projeto do Carnaval Cultural visa implantar, gradativamente, novos polos culturais na festa de Momo corumbaense. A primeira inovação será a transformação do Jardim da Independência em um espaço democrático e de experimentação para os moradores e turistas que visitam a região, aproximando-os do bloco dos palhaços. A ideia é transformar a praça em um grande palco-oficina, onde os participantes do bloco possam se maquiar, brincar e dançar, interagindo com o público.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS