Carnaval | O Estado MS | 22/01/2016 10h36

Música de Toquinho inspira a Vila Mamona

Compartilhe:

Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo; e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”. “Aquarela”, que Toquinho compôs em 1983 com seu parceiro Vinicius de Moraes, completa 33 anos como uma das mais ouvidas no repertório do autor e da MPB. Música que não só virou trilha sonora do programa “Carrossel” como tema de salas de aula, ganhou enorme identificação com o mundo encantado das crianças. É esse encanto que a Escola de Samba Unidos da Vila Mamona pretende levar para a avenida na disputa pelo título do Carnaval de Corumbá, segunda-feira, 8 de fevereiro. Será a segunda escola a desfilar pelo Grupo Especial.

O enredo deste ano, “Aquarela e o vôo da águia numa viagem encantada ao imaginário mundo de Toquinho”, propõe um festival de cores, lápis, pincéis, cartolinas e muita poesia para retratar a pureza e a alegria do universo infantil, de acordo com o carnavalesco Edilson Oliveira, de 38 anos, e o coreógrafo Jô Diuary, de 28. “É um enredo simples, mas que nos possibilita uma viagem com muita criatividade, muitas cores além do vermelho, verde e branco da escola”, diz Edilson. “O arco-íris vai aparecer logo na comissão de frente”, revela Jô.

Mestre Benevides, 90 anos, remanescente dos primeiros carnavais da Vila Mamona, escola 14 vezes campeã em Corumbá, será homenageado em um carro alegórico e vai representar o músico Toquinho. Outras surpresas estão sendo preparadas pelo carnavalesco e coreógrafo, que ajudaram a reerguer a “escola do povo”, como é chamada pela torcida. Após a queda, a Vila Mamona ganhou o título do Grupo de Acesso em 2014 e no ano passado foi vice-campeã do Grupo Especial com o tema “O brilho da noite, estrelas negras do nosso Brasil”. “Perdemos por uma garrafa pet”, lembra Jô Diuary, referindo-se a uma garrafa de água mineral esquecida sobre a plataforma de um carro alegórico e que, vista pelos jurados, tirou pontos preciosos da escola. A diferença para a campeã Império do Morro ficou em apenas nove décimos na pontuação final.

SERVIÇO- Escola de Samba Unidos da Vila Mamona. Fantasias para as 14 alas à venda no barracão da escola, na avenida Rio Branco, bairro Vila Mamona, por preços de R$ 40 a R$ 60. Ensaios da bateria todas as noites abertos ao público. Telefones: 9968-7551 e 9310-7770.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS