Carnaval | Da Redação/Com Diário Online | 28/01/2013 13h24

Ordem de desfile no carnaval de Corumbá é divulgada

Compartilhe:

Com a reformulação de seu estatuto a fim de cumprir exigências para a adequação ao Novo Código de Processo Civil, a LIBLOCC (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá), também aproveitou para fazer algumas alterações no regulamento que ordena o desfile das onze entidades em 2013. Uma das mudanças refere-se ao horário de início dos desfiles, já que o sábado, 09 de fevereiro, não será mais exclusivo dos blocos. Neste dia, a avenida será dividida com a apresentação do Carnaval Cultural.

"O primeiro bloco a desfilar é às 20h45, mas terá 15 minutos de tolerância, justamente para o desfile começar às 21 horas. Se nós colocássemos às 21 horas, eles começariam às 21h15", explicou o presidente da Liblocc Catarino de Oliveira ao Diário.

Pode parecer pouco o tempo, mas no cronograma da Liga, qualquer tempo economizado, ajuda a reduzir a projeção de término do desfile como explicou ao citar outra medida que deverá ser adotada, visando a conclusão das apresentações às 03 horas da manhã do domingo, 10 de fevereiro.

"Outra medida, porém que temos que coordenar ainda com a comissão fiscalizadora da avenida, é quando o bloco chegar na altura da rua Major Gama (antiga dispersão), ele termine seu desfile somente com o carro de som. Isso libera o áudio da avenida para a próxima entidade iniciar seus desfiles e assim ganhamos até 5 minutos entre um e outro bloco para ver se conseguimos terminar os desfiles por volta das 03 horas da manhã, vinte e cinco minutos antes do previsto", detalhou.

Sobre o novo trajeto da passarela do samba, Catarino de Oliveira disse que as entidades estão de acordo. Ele explicou que os blocos, diferentemente das escolas de samba, não fazem recuo com suas baterias e por isso, a inserção de mais um espaço para esse recurso não interfere no resultado da apresentação.

Ele aproveitou para falar sobre o montante destinado pelos convênios com a Prefeitura Municipal de Corumbá, que destinou R$ 115 mil, e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que repassou R$ 50 mil, aos blocos oficiais da cidade.

"Os recursos que nós recebemos não é o ideal. O que podem esperar da gente é muita alegria, muito ritmo e muito samba para compensar a qualidade de fantasia. É claro, que todo mundo, vem fazendo alguma coisinha simples para se diferenciar. Se o bloco for inventar muito, acaba estourando a planilha e não tem como cobrir isso", avaliou.

"Compreendemos a situação do prefeito esse ano que manteve o valor do ano passado, pior seria se diminuísse. A entidade que menos recebe recursos é a LIBLOCC e nós temos um poder de movimentação de cerca de 8 mil foliões na avenida. Se nós viéssemos com mais qualidade ia ser melhor, mas não temos condições", justificou.

O que diz o regulamento

Pelo documento que vigora em 2013, os blocos de Corumbá continuam sendo avaliados em quatro quesitos: melodia, bateria, evolução e harmonia. Entretanto, aos jurados as notas ficarão estipuladas entre a mínima de 8 e a máxima de 10.

"Quesitos são os mesmo, mas as notas que eram de 7 a 10, agora são de 8 a 10. Isso porque tínhamos algum jurado com notas muito discrepantes, um dava sete e outro dez. Se alguém dá dez, o outro tem que dar no mínimo, nove, nove e meio. Aproximamos isso", afirmou Catarino.

Em forma facultativa, ficam liberadas fantasias de luxo apenas para a rainha da bateria. Também fica a critério da entidade, apresentar ou não, um carro abre-alas, sendo este sem pessoas em cima de sua estrutura, que deve ser conduzida sem motor, ou seja, que venha empurrado.

Os sambas apresentados devem ser inéditos, salvo alguma entidade faça o pedido com antecedência à LIBLOCC. "Podem apresentar músicas antigas, mas que tenham acima de 05 anos de composição, entretanto, os blocos tinham que solicitar 30 dias antes da data do desfile. O Flor de Abacate, por exemplo, vem com uma música fazendo homenagem a Heloísa Urt, mas em frente ao palanque vai cantar o ‘Boa Tarde, Boa Tarde!', samba tradicional", comentou.

Aliás, há uma notificação no regulamento que faz referência ao bloco Flor de Abacate e também ao Afro Samba Reggae (antigo Olodum). "Muita gente questionava porque esses blocos não usavam abadás como os demais e por isso deixamos claro no regulamento que essa condição é permitida porque tem a ver com as fantasias de origem dos mesmos", explicou Catarino.

O presidente da LIBLOCC disse que a equipe de coordenação vai ser rígida com relação ao atraso de cada entidade. "É um tempo apertado para alguns blocos, não pode enrolar na avenida, os diretores têm que atuar na avenida porque só para o cronômetro quando passa o último integrante do bloco. Cada minuto além do estipulado, o bloco perderá um ponto", avisou.

Confira a ordem do desfile, conforme classificação do carnaval 2012:

1.Afro Samba Reggae
2.Flor de Abacate
3.Vitória Régia
4.Nação Zumbi
5.Oliveira Somos Nós
6.Águia da Vila
7.Bola Preta
8.Arthur Marinho
9.Praia, Bola e Cerveja
10.Os Intocáveis 
11.Clube dos Sem

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS