Carnaval | Da Redação/Com Diário Online | 22/01/2013 13h04

Prefeitura de Corumbá e policiais acertam últimos detalhes da segurança no carnaval

Compartilhe:

Em reunião realizada nesta terça-feira, 22 de janeiro, na sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Corumbá, foi definido o planejamento de segurança do Carnaval 2013,  envolvendo  todas  as Secretarias Municipais, além dos órgãos de segurança, como 6º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil  e Corpo de Bombeiros de Corumbá.

"Todas as secretarias e forças de Segurança de Corumbá se reuniram e juntas, conseguiram realizar um excelente planejamento. Nessa reunião definimos a responsabilidade de cada secretaria e órgão e isso é de extrema importância para passar segurança para o folião. Hoje, cada um sabe onde atuar e em que atuar e caso ocorra algo inesperado, todos estão preparados para agir", frisou a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, que coordenou toda a reunião.

Participaram representantes da Fundação de Cultura de Corumbá, Fundação de Turismo, Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Fundação do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Coordenadoria de Segurança Pública, Fundação de Turismo, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Finanças, Defesa Civil e Conselho Tutelar.

A reunião final foi decorrente e um processo de quatro encontros entre os órgãos. "Conseguirmos chegar nesse parâmetro de medidas, de estipulações e de responsabilidades  a cada uma das forças. É importante frisarmos que hoje, temos a certeza que o carnaval de Corumbá será de muita segurança tanto para os foliões da cidade quanto para os turistas. Teremos um carnaval de plena interação entre a Prefeitura e Forças de Segurança, trabalharemos alinhados em torno do planejamento que conseguimos traçar",  destacou Fernando Jorge Castro de Lucena, responsável pela Coordenadoria de Segurança Pública do Município.

O 6º Batalhão da PM irá trabalhar com o efetivo de 100 homens, cabendo neste total, uma porcentagem para o Carnaval de Ladário. Os policiais irão trabalhar na segurança ostensiva do carnaval na área central, segurança do trânsito, cabendo inclusive, abordagens e coibição de todo tipo de prática criminal.

Já a Polícia Civil, trabalhará com efetivo máximo, conforme disse a este Diário o delegado Gustavo Bueno, titular do 1º Distrito Policial. Atuarão todas as delegacias concentradas: 1ª Delegacia de Polícia, Delegacia de Infância e Juventude, Delegacia da Mulher e a Delegacia Regional. De acordo com o delegado, há a possibilidade de ser criada uma "delegacia" na Avenida General Rondon, para que os casos sejam atendidos diretamente no local de maior incidência de pessoas, porém, a confirmação desse ponto só será definida após discussão detalhada.

Crianças e Adolescentes

Um dos pontos mais debatidos neste encontro, foi em relação aos menores de idade. Foram tratadas questões de menores em blocos e escolas de samba, menores ingerindo bebida alcoólica, combate à exploração sexual e crianças que acabam se perdendo dos pais na folia. "Nós estaremos atuando com firmeza nesses pontos de menores em blocos, consumo de bebida alcoólica, abandono de incapaz e exploração seja ela de qual natureza for. Iremos atuar em parceria com o município, fiscalizando e autuando essas práticas criminais", destacou a delegada Priscila Anuda Quarti Vieira, titular da Delegacia de Infância, Juventude e Idoso de Corumbá.

Trânsito

Na reunião, foi entregue o croqui com as demarcações de trânsito a serem realizadas para o Carnaval. De acordo com a Agência de Trânsito do Município, serão empregados 07 agentes de trânsito fixos, 04 agentes patrulheiros, 02 fiscais de transporte, 07 guardas municipais e 01 guincheiro, por noite de folia.

As ruas a sofrerem interdições serão: Frei Mariano, Dom Aquino, 13 de Junho, Delamare, 15 de Novembro, Avenida General Rondon, ruas Sete de Setembro e Major Gama.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS