Carnaval | Da Redação/Com Diário Online | 06/02/2013 11h53

“Sandálias de Frei Mariano” vai para a passarela do samba hoje

Compartilhe:

O bloco Sandálias de Frei Mariano se apresenta nesta quarta-feira (06), na abertura do Carnaval Cultural de Corumbá. A concentração será na rua América, entre a 15 de Novembro e a Antônio Maria, em frente ao Hotel Nacional, a partir das 20 horas. Criado em 2006, o bloco, a princípio, contava apenas com servidores municipais. Foi uma forma de brincar com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano que, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá. Expulso, ele enterrou suas sandálias em lugar incerto, afirmando que a cidade somente retomaria o desenvolvimento quando elas fossem desenterradas.

A programação para a Folia de Momo, que em Corumbá será oficialmente de 08 a 12 de fevereiro, prevê atividades também nesta quinta-feira, 07, com o Desfile de Fantasias do Corumbaense e a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, Douglas Vilalva e sua Corte, no ginásio do Carijó a partir das 21 horas. Também amanhã, tem a descida do bloco de sujos Chupeta.

Para a sexta-feira, dia 08, primeira noite oficial do maior carnaval do Centro-Oeste brasileiro, estão programadas a final do Concurso de Marchinhas e a escolha do Estandarte de Ouro. Os dois eventos serão no Jardim da Independência, que a partir deste ano ganha maior destaque, concentrando atividades dentro do chamado Jardim da Folia.

Para o sábado, 09 de fevereiro, a programação traz mudança em relação aos anos anteriores. O Carnaval Cultural vai abrir a passarela do samba com desfiles de Corso; bloco do Frevo; ala das Pastoras; ala dos Marinheiros; bloco Flor de Laranjeiras e Cordões Carnavalescos. Logo depois acontece o desfile dos blocos oficiais.

O domingo, 10, e a segunda-feira, 11, concentram as principais atrações do carnaval de rua com desfiles das escolas de samba. No dia 10, se apresentam as agremiações do Grupo de Acesso: Unidos da Major Gama; Estação 1ª do Pantanal; Caprichosos de Corumbá; Imperatriz Corumbaense e Mocidade Independente Marquês de Sapucaí. A segunda-feira traz para a Avenida as escolas do Grupo Especial: Acadêmicos do Pantanal; A Pesada; Unidos da Vila Mamona; Império do Morro; Mocidade Independente da Nova Corumbá. Nas duas noites, os desfiles terão início às 20h30. Para todas as noites estão programados shows populares na praça Generoso Ponce.

O carnaval de Corumbá terá apresentação das baterias da Mangueira e Beija-Flor de Nilópolis. As duas atrações estão confirmadas na programação oficial da folia pantaneira. A verde e rosa do Rio de Janeiro se apresentará na sexta-feira, 08 de fevereiro. Os ritmistas da Beija-Flor serão os responsáveis pelo encerramento da festa de Momo na terça-feira, dia 12. Os dois espetáculos do samba serão na praça Generoso Ponce, na avenida General Rondon, a partir das 23 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS