Cinema | UFGD | 28/08/2020 09h26

9ª Mostra Ecofalante de Cinema na UFGD ocorre até setembro

Compartilhe:

Teve início em 12 de agosto e será realizada até 20 de setembro a 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, de forma totalmente on-line e gratuita, no endereço: www.ecofalante.org.br. A programação reúne 98 títulos de 24 países.

A grade de programação prevê novidades diárias, com até 11 diferentes sessões por dia. Ao longo das seis semanas do evento, os títulos ficam disponíveis sempre às 15h, por períodos de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um.

A UFGD e o IFMS Campus Dourados firmaram parceria com esse que é o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais e organizaram debates sobre 10 filmes da 9ª Mostra Ecofalante, às quartas-feiras e aos sábados, sempre às 17h (horário MS), com encontros pelo Google Meet.

Quem deseja participar dos debates pode fazer a inscrição gratuitamente pelo site: https://www.even3.com.br/ufgd9medca2020. Os participantes receberão certificado de 30 horas.

Na UFGD, a realização acontece por meio do projeto de extensão coordenado pela professora Verônica Maria Bezerra Guimarães, da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), com apoio do Cineclube UFGD. No IFMS Campus Dourados, o responsável é o professor Fernando Messias.

O primeiro debate ocorreu nesta quarta-feira, 19 de agosto, com base no documentário “Push: ordem de despejo” (Suécia, 2019), dirigido por Fredrik Gertten. A mediação foi feita por Aída Ghadie, que é mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela UFGD, engenheira civil e professora, e o debatedor foi Fernando Messias, que é mestre e doutor em Geografia Humana pela USP e professor do IFMS Campus Dourados.

O segundo debate será no sábado, dia 22 de agosto, às 17h, sobre financeirização e acesso à água, a partir do filme Senhores da Água (França, 2019), dirigido por Jérôme Fritel. A mediadora será Viviane Santos, que é bióloga, mestre em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras e doutora em Ciência pela USP, e o debatedor será José Daniel de Freitas Filho, que é geólogo, membro do Comitê de Bacia do Rio Ivinhema e leciona Gestão de Recursos Hídricos no Curso de Gestão Ambiental da FCBA- UFGD.

De acordo com a sinopse, em todo o mundo, a demanda por água está explodindo. Até 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas viverá em um país que sofre com a escassez de água – criando condições ideais para um novo mercado. Bancos e fundos de investimento estão correndo para investir bilhões de euros em qualquer coisa relacionada à água. Um verdadeiro monopólio está surgindo. A financeirização da água é uma batalha que ocorre em muitas frentes: ideológica, política, ambiental e, é claro, econômica.

A exibição deste documentário será de 18 a 21 de agosto e de 4 a 6 de setembro, em: www.ecofalante.org.br.

Saiba mais sobre o filme em: https://ecofalante.org.br/filme/os-senhores-da-agua

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS