Cinema | UFMS | 24/09/2020 09h46

Autocine UFMS terá contação de histórias neste domingo

Compartilhe:

No próximo domingo, 27, a sessão do Autocine UFMS exibirá produções que valorizam a contação de histórias. Serão exibidos dois vídeos. Em um deles, o grupo de Arte Deac, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, trata sobre a lenda da vitória-régia. Também serão exibidas seis histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo que integram a primeira temporada do projeto Contos e Parlendas.

A vitória-régia é uma planta aquática e a lenda sobre como surgiu a planta é de origem tupi-guarani, muito conhecida na Amazônia. Segundo a lenda, quando a lua se escondia levava com ela uma linda índia que era transformada em estrela. Uma noite, ao ver o reflexo da lua no lago, uma índia se atirou nas águas, por acreditar que a lua iria levá-la e desapareceu. A lua, que era um deus para os indígenas, decide transformar a índia em uma estrela diferente e, assim, teria surgido a vitória-régia, que apresenta lindas flores que se abrem apenas durante a noite.

Com 40 minutos de duração, o vídeo do Contos e Parlendas mistura contação de histórias, desenhos e animação gráfica, feitos por Talissa Costa, Paolo de Souza, Sarah Caires, Luiza Strauss e Laila Arêde. A produção é de Camila Moroshi em parceria com a produtora de Campo Grande Vaca Azul. Conta com a participação da atriz Moira Junqueira, música de Eduardo Virgílio e tradução de libras por Rafaella Sessenta.

Ambos os filmes são de classificação livre. Será realizada uma única sessão às 18h. Estudantes e servidores da UFMS podem concorrer a ingressos especiais. Para participar, é necessário estar logado em uma conta de e-mail da UFMS (passaporte) e preencher um formulário. Servidores podem acessar o formulário clicando aqui. Já os estudantes devem preencher outro formulário disponível aqui. O sorteio será realizado nesta sexta-feira, 18, às 11h, por meio do https://sorteador.com.br/ e transmitido ao vivo no perfil da UFMS no Instagram.

O sorteio é fruto de uma parceria entre as pró-reitorias Proece, de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas. Segundo o chefe da Coordenadoria de Cultura e Esporte, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Junior Silva, a retirada dos ingressos deve ser feita também na sexta-feira, 18, impreterivelmente, das 14h às 17h, no portão do Autocine, mediante a apresentação de um documento com foto. “Os ingressos dos servidores e estudantes contemplados no sorteio que não forem retirados serão repassados a outros interessados no domingo, das 16h30 às 18h no Autocine”, explica.

A reativação do Autocine UFMS foi possível por meio de iniciativa conjunta da UFMS, Fundação de Cultura e Governo de Mato Grosso do Sul, contando ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio de MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS