Cinema | Com FCMS | 08/05/2019 11h29

Cine Café exibe filme em homenagem ao filósofo Nietzsche

Compartilhe:

Escolhido pela Hungria para disputar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, “O Cavalo de Turim”, dirigido por Bela Tarr, é a atração especial do Cine Café desta segunda (13 de maio). O projeto é realizado no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e começa às 19 horas. E a entrada, como sempre, é franca.

Neste longa, o velho fazendeiro Ohlsdorfer (Janos Derzsi) e sua filha (Erika Bok) dividem um cotidiano dominado pela monotonia. A realidade dos dois é observada pela vista da janela e as mudanças são raras. Enquanto isso, o cavalo da família se recusa a comer e a andar. O filme é uma recriação do que teria ocorrido com o animal após ter sido salvo da tortura pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche durante uma viagem a Turim, na Itália.

O longa-metragem foi feito com apenas 30 tomadas e é o último filme do diretor húngaro Bela Tarr. Após o monólogo de abertura, não há diálogo durante 20 minutos no filme, que traz no elenco Erika Bok, Mikhály Kormos e Janos Derzsi, entre outros.

Bela Tarr disse que este drama é sobre o peso da existência humana. De acordo com o diretor, o livro recebido pela filha de Ohlsdorfer (Erika Bók), no filme, é uma “anti-Bíblia” e o visitante é “uma espécie de sombra de Nietzsche”.

O filme tem a duração de 2 horas e 26 minutos e a classificação é livre. Foi indicado ao Urso de Ouro e ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim em 2011.

Serviço: A exibição de “O cavalo de Turim” acontece na segunda-feira (13 de maio), às 19 horas, com entrada franca. O projeto Cine Café sempre oferece um cafezinho, chá e leite com chocolate e bolachinhas para os cinéfilos que visitam o museu. Para degustar estas delícias, basta trazer sua canequinha. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Telefone: (67) 3316-9178.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS