"/>
Cinema | 2PRÓ Comunicação | 18/03/2021 10h29

Deusdará Filmes disponibiliza o documentário "Descarte"

Compartilhe:

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Governo Federal (SNIS), em 2019, foram coletados 65,11 milhões de toneladas de resíduos no Brasil, sendo que somente 1,6% de resíduos recicláveis secos foram recuperados. Para mostrar que existem ações que podem fazer a diferença, transformando muitos dos recursos descartados em obras de arte, o Videocamp, em parceria com a Deusdará Filmes, disponibilizam o documentário " Descarte " para ser assistido como, onde e quando quiser, durante os próximos três meses.

Criado e dirigido por Leonardo Brant, "Descarte" retrata histórias inspiradoras de artistas, designer e artesãos, de diferentes partes do país, que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade. O filme tem como pano de fundo o drama social do lixo no Brasil e traz ao centro da discussão os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/10), que organiza a forma com que o Brasil lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.

O documentário, que é baseado em histórias reais, é uma forma de conscientizar o público sobre a cultura da reciclagem, através de uma narrativa didática, retratando novas possibilidades de destino para tudo o que é consumido. Por meio de entrevistas com especialistas, ativistas e gestores de resíduos, o diretor busca refletir sobre a relação do lixo com as cidades, os lixões e os catadores.

"Como a Deusdará Filmes é uma produtora de documentários de impacto, o Videocamp é um parceiro fundamental para atingirmos os nossos objetivos, levando conteúdos inovadores a um público engajado, que luta por melhores condições de vida para as pessoas e o planeta. Nosso objetivo é pautar a questão dos resíduos sólidos a partir da ação de pessoas inspiradoras, ao mesmo tempo em que apresentamos a complexidade do assunto de maneira acessível", conta Leonardo Brant, diretor associado da Deusdará Filmes.

No site do filme é possível encontrar conteúdos e ações gerados durante as filmagens, como uma temporada de um podcast para falar da pesquisa e do processo criativo do filme, debates virtuais com convidados e textos temáticos sobre os temas do documentário editados pelo jornalista Sérgio Rizzo. O filme está disponível no catálogo do Videocamp e na seção " Assista Agora ", para assistir não é necessário o agendamento prévio, basta se cadastrar na plataforma.

Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=346OO9YsyhI

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS